Fechar
GP1

Brasil

Energia será normalizada em todo o Brasil após apagão, diz Geraldo Alckmin

O apagão teve início às 8h20 da manhã e foi causado por uma falha no sistema interligado nacional.

O Brasil enfrentou um apagão nacional nesta terça-feira (15), que afetou quase todos os estados, exceto Roraima. O vice-presidente Geraldo Alckmin, que está em exercício na presidência da República, disse que o fornecimento de energia será normalizado nas próximas horas. Ele elogiou o trabalho do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, que estava no Paraguai com o presidente Lula.

O apagão teve início às 8h20 da manhã e foi causado por uma falha desconhecida no sistema interligado nacional. O Ministério de Minas e Energia e o Operador Nacional do Sistema informaram que trabalharam para solucionar o incidente e normalizar a situação em todo o país.

Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), todos os estados do Norte e Nordeste e também parte do Sudeste, Sul e Centro-Oeste foram atingidos pela falta de luz. De acordo com o órgão, o fornecimento de energia já foi totalmente retomado nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Até às 12h30, já haviam sido recompostos 41% da carga da região Norte e 85% da região Nordeste.

Alckmin afirmou que o apagão não alterou sua agenda desta terça-feira. Ele disse que o governo reagiu rápido ao problema e afirmou ter sido informado logo que o apagão foi constatado. Ele também disse que manteve contato com o secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Efrain Pereira da Cruz, responsável pela pasta na ausência de Silveira. Ele ainda afirmou que não conversou com Lula sobre o tema.

Este foi o maior apagão registrado no Brasil desde 2018, quando 70 milhões de pessoas no Norte e Nordeste ficaram sem energia por quatro horas. Na época, o motivo foi uma falha em uma linha de transmissão.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.