Fechar
GP1

Brasil

Governo Federal bloqueia verba do Auxílio Gás para 2 milhões de famílias

O programa foi criado em 2021, pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, para aliviar os impactos da pandemia.

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome bloqueou a liberação de R$ 300 milhões do Auxílio Gás, de acordo com levantamento feito pela Associação Contas Abertas, com dados do Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento (Siop). O programa paga o gás de cozinha para pessoas de baixa renda.

Ainda segundo o levantamento da associação, o valor representa quase 15% do orçamento do programa, podendo deixar desamparadas cerca de 2 milhões de famílias. De acordo com o Governo, espera-se a liberação da verba até o fim do ano. Caso não ocorra, o Executivo se prepara para “remanejar recursos de outras ações orçamentárias” para garantir o Auxílio Gás e deixar outras áreas sociais sem dinheiro.

O programa foi criado em 2021, pelo então presidente Jair Bolsonaro para aliviar os impactos do isolamento social, em virtude da pandemia de coronavírus. Na ocasião, famílias usavam lenha e álcool para cozinhar. Atualmente, o valor pago é de R$ 110,00 a cada dois meses, por família.

O bloqueio ocorreu, em razão do teto de gastos públicos, que, se furado, configura crime de responsabilidade fiscal.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.