Fechar
GP1

Brasil

Governo Lula coloca na Anatel advogado que escondeu dinheiro em privada

Ele foi oficializado na função como representante da Câmara Federal, com mandato até fevereiro de 2023.

O Governo Lula designou o advogado Mateus de Moura Lima Gomes, preso pela Polícia Federal em 2018, como conselheiro consultivo da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Ele foi oficializado na função como representante da Câmara dos Deputados, com mandato até fevereiro de 2026.

A designação de Gomes foi assinada, nessa quinta-feira (24), pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, que exerce a presidência em razão da viagem de Lula à África.

Prisão

No momento da prisão, Mateus de Moura, que foi vice-presidente da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), foi flagrado pela PF tentando esconder R$ 3 mil em espécie na privada de casa. O advogado foi apontado como operador financeiro do então vice-governador de Minas Gerais, Antonio Andrade.

Ambos foram alvos da operação Capitu, da PF que apurava um suposto esquema de corrupção no Ministério da Agricultura durante o governo Dilma Rousseff.

Na operação, foram cumpridos 19 mandados de prisão. Entre os presos, além de Gomes e Andrade, estava o empresário Joesley Batista, dono da JBS.

Segundo as investigações da PF, o esquema funcionava com o pagamento de propinas da JBS a partidos, políticos e servidores do Ministério da Agricultura. Seis escritórios de advocacia atuavam na distribuição do dinheiro.

A propina, conforme a Polícia Federal, era repassada em dinheiro vivo, dentro de caixas de sabão em pó, malas e caixas de sapato.

A JBS teria sido beneficiada com medidas como a regulamentação da exportação de despojos bovinos, proibição do uso de medicamentos veterinários e a federalização das inspeções de frigoríficos.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.