Fechar
GP1

Brasil

Alexandre de Moraes vota para condenar primeiro reú do 8 de janeiro

O voto do ministro do STF foi dado nesta quarta-feira (13), na qual decidiu pela condenação do acusado.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, votou para condenar o primeiro réu envolvido nos atos do 8 de janeiro em Brasília. Aécio Pereira pode pegar 17 anos de cadeia pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado.

Durante o voto, Alexandre de Moraes deixou bem claro que os crimes decorrentes do 8 de janeiro devem ser classificados como multitudinário, ou seja, causados pela multidão. “O que torna o crime coletivo, o crime multitudinário, é o fato de, em virtude do número de pessoas, você não tem necessidade de descrever que o sujeito A quebrou a cadeira do ministro Alexandre, sujeito B quebrou a cadeira do ministro Fachin [...] Não. A turba criminosa destruiu o patrimônio do STF”, destacou o ministro.

Agora, Aécio espera pelos votos dos outros 10 ministros da Corte Suprema, que ao final devem decidir as penas e os crimes pelos quais o acusado irá responder. Após Aécio Pereira, outros três réus identificados como Thiago de Assis Mathar, Moacir José dos Santos e Matheus Lima de Carvalho Lázaro serão julgados.

Segundo a Procuradoria-Geral da República os réus respondem por pelo menos 4 crimes: associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e dano qualificado pela violência grave e ameaça.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.