Fechar
GP1

Brasil

Pacheco contraria STF e anuncia PEC para criminalizar todo porte de droga

O texto já possuí aprovação de alguns líderes partidários, e agora deve colher 27 assinaturas.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), anunciou que os líderes partidários já concordaram em apresentar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para criminalizar o porte e a posse de qualquer tipo de droga considerada ilícita. A medida vai contra a tendência no Supremo Tribunal Federal, que julga a descriminalização da maconha para uso pessoal.

Com a aprovação da proposta pela maioria do colegiado, o texto agora deve avançar para a coleta de assinaturas e deve ser apresentado até sexta-feira (17). Para ser aprovado, o texto precisa de pelo menos 27 assinaturas. O anúncio sobre a provável PEC foi feito após uma reunião do presidente do Congresso Nacional com alguns senadores.

Segundo o senador, o Congresso pretende atuar na legislação relacionada ao porte e à posse de drogas. "Um primeiro caminho a ser observado é uma PEC que determina que o porte ou posse de substância entorpecente e ilícita seja considerado crime em qualquer circunstância e em qualquer quantidade", detalhou Pacheco.

Essa proposta está sendo discutida para criminalizar os entorpecentes, ao mesmo tempo em que o Supremo Tribunal Federal (STF) busca fazer o contrário, ou seja, descriminalizar o porte de alguns tipos de droga, como a maconha, quando esta for utilizada para consumo próprio. A votação está interrompida desde 25 de agosto, com cinco votos favoráveis e um contra a descriminalização.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.