Fechar
GP1

Brasil

José Dirceu disputa liderança com Gleisi Hoffmann para "salvar" o PT nas urnas

Dirceu, aos 77 anos, planeja reassumir o papel de indutor de grandes decisões partidárias.

José Dirceu, ex-ministro e figura influente na primeira gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, está em processo de reabilitação política. Com o aval de Lula, Dirceu tem atuado como conselheiro do PT, partido que fundou e presidiu, e tem alertado sobre os desafios que a esquerda enfrenta no cenário político atual.

Dirceu, aos 77 anos, planeja reassumir o papel de indutor de grandes decisões partidárias. Mesmo sem um cargo oficial no partido, ele tem sido uma figura influente nos bastidores, retomando a rotina de eventos públicos e reuniões internas do PT. Esse papel é semelhante ao que ele desempenhou entre 2003 e 2005, quando fez parte do núcleo palaciano durante o primeiro mandato de Lula.

Apesar das condenações no escândalo do Mensalão e na Operação Lava Jato, Dirceu está testando seu retorno aos holofotes. Ele tem disputado a liderança do PT com a atual presidente do partido, a deputada Gleisi Hoffmann.

Com o PT sob o domínio absoluto de Lula, Dirceu personifica a busca pela conquista e preservação do poder, sem hesitar em negociar com adversários. Ele tem alertado sobre o risco de a esquerda levar um “tranco da direita” e sobre a crescente influência dos evangélicos no jogo eleitoral.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.