Fechar
GP1

Brasil

Ambulante preso no 8 de janeiro vira réu no STF mesmo sem advogado constituído

A Defensoria Pública da União apresentou recurso junto ao STF em favor do ambulante preso.

A Defensoria Pública da União (DPU) recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) em favor de um ambulante preso nos atos do dia 8 de janeiro, que virou réu antes de ter defesa constituída. O recurso foi apresentado na quarta-feira (21).

Segundo a DPU, ao aceitar a denúncia contra o homem, mesmo ele não tendo advogado constituído, o STF cerceou o direito de defesa do réu.

“A Constituição da República, em seu artigo 5.º, incisos LIV e LV, estabelece as garantias fundamentais do devido processo legal, do contraditório e da ampla defesa”, destacou a DPU.

No recurso, a DPU também observou que, “sem a possibilidade de constituir advogado e sem a intimação da DPU para a apresentação da resposta à acusação, o paciente não pôde demonstrar as razões jurídicas pelas quais a denúncia não deveria ter sido recebida”.

A Defensoria também informou no processo que o ambulante é uma “pessoa humilde, sem formação jurídica e sem recursos econômicos para contratar advogado”. Assim, seria necessária a intimação da DPU para apresentação da resposta à acusação, antes da deliberação sobre o recebimento ou não da denúncia.

“Não houve o contraditório legalmente previsto para aquela fase processual. Não houve ampla defesa. Na verdade, não houve defesa alguma”, sustentou a DPU.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.