Fechar
GP1

Brasil

Lula revoga trecho de MP e mantém desoneração para 17 setores

Na prática, os 17 setores pagam alíquota sobre receita bruta em vez de alíquota sobre salários.

O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou, no final da noite dessa terça-feira (27), a revogação de um trecho da Medida Provisória (MP) que reonerava a folha de pagamento de 17 setores industriais do país. Dessa forma, esses campos da indústria voltam ter o benefício da desoneração sobre suas folhas de pagamento.

Como alternativa, o Governo pretende enviar, nos próximos dias, um novo Projeto de Lei ao Congresso para tratar da reoneração. Comumente, projetos tramitam de maneira mais demorada do que MPs.

Caminho até aqui

A ex-presidente Dilma Rousseff assinou a MP em 2011, com validade até o final de 2023. Então, no final do ano passado, o Congresso aprovou a prorrogação até 2027, mas, dezembro de 2023, Lula vetou integralmente a dilação do prazo.

O veto de Lula desagradou o Congresso, que derrubou o seu veto. Foi então que o chefe do Executivo publicou medida provisória para reintroduzir a oneração na folha de pagamento dos 17 setores industriais em questão, a descontento da Casa Legislativa.

O fato de Lula revogar trecho dessa última medida provisória demonstra uma tentativa de agradar o Congresso para a introdução de outras pautas que o Governo Federal ache mais importante.

Do que trata a matéria

Na prática, o texto permite que as empresas dos 17 setores abrangidos paguem entre 1% a 4,5% sobre a receita bruta do empreendimento, em vez de 20% sobre os salários dos empregados. Em contrapartida, essas empresas têm que contratar mais funcionários, gerando mais empregos.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.