Fechar
GP1

Brasil

Ministério Público pede investigação ao TCU sobre interferência de Lula na Petrobras

O TCU deve analisar se a decisão da Petrobras de não pagar os dividendos teria sido indicada por Lula.

O Ministério Público solicitou que o Tribunal de Contas da União (TCU) investigue a interferência do Governo Lula na Petrobras. A representação foi assinada pelo subprocurador-geral Lucas Furtado, nesta segunda-feira (18).

O TCU deve analisar se a decisão da Petrobras de não pagar os dividendos bilionários teria sido indicada por Lula. Na ocasião, o presidente da estatal, Jean Paul Prates, revelou que Lula atuou diretamente para que a empresa não distribuísse esses dividendos.

A manobra provocou perdas bilionárias para a estatal e investidores, com queda de pelo menos 10% nas ações no pregão do dia 8 de março, o equivalente a uma perda de R$ 55,3 bilhões em valor de mercado.

“O que se vê é que decisões tomadas pela Petrobras podem ter sido afetadas por interesses do governo federal. A opção por não pagar dividendos aos acionistas foi em sentido contrário à avaliação da área técnica da empresa, além de contrariar avaliações realizadas pelos conselheiros e pelo próprio presidente da estatal”, escreveu o subprocurador-geral Lucas Furtado.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.