Fechar
GP1

Brasil

Após ser cobrada por Lula, ministra da Saúde faz primeira demissão

Nísia Trindade demitiu o diretor do Departamento de Gestão Hospitalar (DGH), Alexandre Telles.

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, demitiu o diretor do Departamento de Gestão Hospitalar (DGH), Alexandre Telles, nesta segunda-feira (18). A demissão ocorre horas após a reunião ministerial do governo, onde a chefe da pasta foi cobrada pelo presidente Lula (PT).

Em nota, o Ministério da Saúde informou que a que Alexandre Telles foi exonerado devido a necessidade de “transformação na gestão do DGH”. Reportagem veiculada pelo Fantástico nesse domingo (17) revelou uma intensa crise na gestão de hospitais federais no Rio de Janeiro.

Foto: Marcelo Camargo/Agência BrasilNísia Trindade, ministra da Saúde
Nísia Trindade, ministra da Saúde

“O Ministério da Saúde reforça seu compromisso em estabelecer as ações necessárias e empenhar todos os esforços para a reconstrução e fortalecimento dos Hospitais Federais, para que toda a população do Rio de Janeiro tenha acesso à saúde pública de qualidade”, diz o comunicado da pasta.

Quem assume o posto é Maria Aparecida Braga, atual superintendente do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro. Alexandre Telles.

Reunião

Na reunião ministerial, Nísia Trindade foi cobrada em diversos pontos, sobretudo em virtude da epidemia de dengue no país. Lula também cobrou ações mais efetivas do Ministério da Saúde em relação aos ianomâmis e na administração dos hospitais federais.

O presidente questionou ainda a polêmica nota técnica emitida em fevereiro, que derrubava uma orientação estabelecida pelo Governo Bolsonaro, que fixava um limite para o aborto legal no país. A medida acabou sendo revogada.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.