Fechar
GP1

Brasil

Caso Marielle Franco: União Brasil aprova expulsão de Chiquinho Brazão

O deputado federal, o irmão e o ex-chefe da Polícia Civil do Rio foram presos nesse domingo (24).

A Comissão Executiva Nacional do União Brasil aprovou, por unanimidade, o pedido cautelar de expulsão do deputado federal Chiquinho Brazão (RJ) do partido. O anúncio do cancelamento da filiação partidária do parlamentar foi feito na noite desse domingo (24), mesmo dia em que Brazão foi preso, suspeito de mandar matar a vereadora Marielle Franco.

O pedido de afastamento do parlamentar foi feito pelo deputado federal Alexandre Leite (União-SP), e relatada pelo senador Efraim Filho (União-PB), após abertura de processo disciplinar contra Brazão feito pelo presidente do partido, Antônio Rueda. Em nota, a sigla afirmou que a suposta atuação dele no assassinato da vereadora carioca implicou em três condutas ilícitas.

A post shared by União Brasil 4️⃣4️⃣ (@uniaobrasil44)

“A decisão da Executiva Nacional aponta que Brazão incide em ao menos três condutas ilícitas previstas no artigo 95 do Estatuto: atividade política contrária ao Estado Democrático de Direito, ao Regime Democrático e aos interesses partidários; falta de exação no cumprimento dos deveres atinentes às funções públicas e partidárias e violência política contra a mulher”, explicou a legenda em nota.

Em publicação que esclareceu sobre a decisão da sigla, a comissão do União Brasil também destacou que não compactua com a suposta conduta do deputado federal, repudiando de maneira enfática qualquer crime que atente contra a vida, o Estado democrático violência contra a mulher.

Caso Marielle Franco

Além do deputado federal Chiquinho Brazão, o irmão dele, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), Domingos Brazão, e o ex-chefe da Polícia Civil do Rio, Rivaldo Barbosa, foram presos nesse domingo (24) pela Polícia Federal, acusados de encomendar a morte da vereadora Marielle Franco, assassinado em março de 2018.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.