Fechar
GP1

Brasil

Juízes querem anulação de concurso exclusivo para mulheres no TJ de São Paulo

O relator do mandado de segurança impetrado pelos juízes será o desembargador Gastão Toledo Campos Melo.

Um grupo de 20 juízes ingressou com mandado de segurança contra determinação do presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, o desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, que estabeleceu a exclusão de homens em concurso exclusivo para mulheres na promoção por merecimento.

As 54 magistradas que se inscreveram no concurso deverão ser notificadas para integrar a ação como demandadas. O relator do mandado será o desembargador Gastão Toledo Campos Melo.

A decisão do TJ se deu após o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) estabelecer, em setembro de 2023, a política de alternância de sexos no preenchimento de vagas para a segunda instância com objetivo de aumentar a presença de mulheres no Judiciário.

Os juízes impetrantes pedem a anulação do concurso, com a publicação de outro edital, no qual possam se inscrever.

Para os magistrados, a seleção aberta em janeiro “está ferindo o direito líquido e certo de cada impetrante, uma vez que pelo fato de ser do gênero masculino, está alijado do concurso de promoção, e impedido de exercer o que lhe assegura a Lei Orgânica da Magistratura e a própria Constituição Federal”.

“Deve ser indagado, com o devido respeito, se o Conselho Superior da Magistratura verificou onde estão e quais são as disposições no Estatuto da Magistratura, que trata da promoção dos Magistrados e que outorgaram ao CNJ competência para dispor sobre regras de promoção por gênero”, argumentaram os juízes na petição.

Os juízes são representados pelos advogados Samuel Alves de Melo Júnior e José Roberto Machado, do escritório Marçal Alves de Melo Advogados Associados.

Eles alegaram que “se o merecimento é requisito exigido para o bem da sociedade, pois quanto melhor o magistrado, melhor o serviço prestado, não pode ser prestado, não pode ser superado por um critério que procura beneficiar o gênero, ou seja, para o benefício pessoal do juiz”.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.