Fechar
GP1

Brasil

Elon Musk promete internet para escolas se Lula romper com Starlink

“Se o governo não cumprir o contrato, a Starlink fornecerá internet gratuita para as escolas", disse.

Elon Musk, proprietário do X/Twitter, disse que oferecerá internet gratuita a todas as escolas do Brasil se o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) romper os contratos com a Starlink, sua empresa de internet via satélite.

Musk fez a declaração em seu perfil oficial na rede social na segunda-feira (08), após Paulo Pimenta, ministro da Secretaria de Comunicação Social, sugerir que o governo poderia reconsiderar os contratos existentes com a empresa, de acordo com a agência de notícias Reuters. “Se o governo não cumprir o contrato, a Starlink fornecerá internet gratuita para as escolas no Brasil”, escreveu Musk em uma publicação em seu perfil no X. Anteriormente, a Starlink anunciou um desconto em pacotes de internet para clientes brasileiros. O preço do kit da empresa foi reduzido pela metade e a mensalidade, sem impostos, será de R$ 184 até 30 de abril.

A declaração ocorre em meio a crescentes tensões entre Musk e o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes. Musk desafiou a decisão de bloquear contas investigadas na plataforma. Em resposta, Moraes ordenou que o proprietário do X fosse incluído como investigado no inquérito das milícias digitais.

De acordo com uma pesquisa realizada pela BBC News Brasil, a Starlink é líder em internet via satélite no Brasil, especialmente em regiões mais remotas, como os estados da Amazônia Legal. Até julho do ano passado, 90% das cidades da região utilizavam provedores de banda larga fixa via satélite da empresa de Musk.

A parceria com a Starlink foi estabelecida durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para que a empresa fornecesse internet para 19.000 escolas em áreas rurais do Brasil. O acordo também incluía o monitoramento do desmatamento e dos incêndios ilegais na Amazônia.

Na tarde de segunda-feira (08), jornais divulgaram que o governo estaria reconsiderando o contrato com a Starlink.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.