Waldez Góes, ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, relatou neste domingo (09) que ainda não é possível mensurar todos os danos causados pelo tornado no município de Rio Bonito do Iguaçu (PR), que foi a cidade mais afetada em todo o estado.
Equipes do Governo Federal visitaram hoje áreas urbanas e rurais para avaliar o desastre causado pelo fenômeno natural. Góes afirmou que, agora, é tempo de solidariedade e ação para ajudar as pessoas e restabelecer os serviços públicos e privados, reconstruindo o que foi destruído. “É preciso apoiar as famílias que estão precisando de assistência em saúde, alimentação e abrigo”, declarou o ministro.
O tornado deixou seis mortos e rastros de destruição por toda a cidade. De acordo com a Defesa Civil, 90% da área urbana de Rio Bonito do Iguaçu sofreu estragos na infraestrutura. O ministro ressaltou a necessidade de recursos emergenciais para a retomada dos serviços essenciais. “Minha equipe, de ontem para hoje, já pôde medir, por exemplo, a necessidade de pelo menos R$ 15 milhões para construir uma nova escola e um ginásio”, afirmou.
Segundo Waldez Góes, a orientação do governo é que as prefeituras solicitem os recursos de emergência o quanto antes, e não apenas depois de ser realizado o balanço total da destruição.
Com colaboração da repórter Liana Aragão
Ver todos os comentários | 0 |