Fechar
GP1

Brasil

Deputado Florentino Neto discute investimentos para o Hospital São Marcos com ministro da Saúde

A reunião contou com a presença da bancada do Piauí no Congresso Nacional e de Sílvio Mendes.

Divulgação/ Ascom 1 / 4 Deputado Florentino Neto se reuniu com ministro da Saúde para tratar do Hospital São Marcus Deputado Florentino Neto se reuniu com ministro da Saúde para tratar do Hospital São Marcus
Divulgação/ Ascom 2 / 4 Sílvio Mendes participou da reunião Sílvio Mendes participou da reunião
Divulgação/ Ascom 3 / 4 Ministro Alexandre Padilha Ministro Alexandre Padilha
Divulgação/ Ascom 4 / 4 O encontro ocorreu em Brasília O encontro ocorreu em Brasília

O deputado federal Florentino Neto (PT) participou nesta quarta-feira (2) de uma audiência com o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para discutir a situação crítica do financiamento dos serviços de saúde em Teresina e, em especial, a realidade do Hospital São Marcos, referência no tratamento oncológico no estado do Piauí. A reunião contou com a presença da Bancada do Piauí no Congresso Nacional, do prefeito de Teresina, Sílvio Mendes, do secretário municipal de Saúde, Charles Silveira, e do diretor do Hospital São Marcos, Gustavo Antônio Barbosa de Almeida.

A iniciativa teve como objetivo apresentar, de forma direta ao Ministério da Saúde, a situação financeira enfrentada pelo município e pelas instituições filantrópicas que prestam serviços essenciais pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo Florentino, a audiência foi uma oportunidade fundamental para que os gestores locais detalhassem o cenário atual e solicitassem medidas concretas. “O prefeito Sílvio Mendes e o secretário Charles Silveira puderam expor ao ministro a realidade encontrada no sistema de saúde da capital, com destaque para o desequilíbrio no custeio dos serviços e a urgência de uma recomposição financeira que permita à prefeitura manter o atendimento com dignidade”, afirmou o deputado.

Representantes do Hospital São Marcos também participaram da reunião e apresentaram dados preocupantes sobre o contínuo endividamento da instituição, que há anos atua como centro de referência no tratamento de câncer no estado. Foram detalhados os custos mensais do hospital, os desafios para manter a operação e as limitações enfrentadas diante da defasagem no repasse de recursos. “Os representantes do Hospital São Marcos fizeram observações muito relevantes, mostrando com clareza o tamanho da dificuldade que enfrentam. O ministro acolheu essas ponderações e se comprometeu a fazer um diagnóstico mais aprofundado da situação”, explicou Florentino.

Segundo o parlamentar, o Ministério da Saúde já conta com um relatório técnico preliminar de uma equipe que esteve recentemente em Teresina avaliando o cenário local. Diante das informações apresentadas, o ministro Alexandre Padilha se comprometeu a estudar soluções e marcar uma nova rodada de conversas com a bancada do Piauí assim que possível. “O ministro Padilha foi sensível às demandas e nos garantiu que fará uma avaliação cuidadosa sobre o que foi apresentado. Ele já conta com relatórios de sua equipe em Teresina e nos assegurou que, em breve, deve chamar a bancada novamente para darmos continuidade a esse diálogo”, informou Florentino.

Para o deputado, a situação exige acompanhamento constante e atuação política firme, dada a gravidade das demandas discutidas. “Estamos tratando de questões que envolvem diretamente a vida das pessoas, o funcionamento do SUS e a importância de Teresina como polo de saúde para o estado e também para regiões vizinhas. Ainda não temos uma solução definitiva, mas seguiremos atentos e atuantes até que medidas concretas sejam adotadas”, concluiu.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2026 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.