Fechar
GP1

Brasil

Cristiano Zanin prorroga afastamento de desembargadores do TJ-MS

A medida será mantida até que a PGR se manifeste sobre a situação indivial de cada servidor.

O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), prorrogou o afastamento de desembargadores do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJ-MS), suspeitos de envolvimento em um esquema de venda de decisões judiciais.

A medida será mantida até que a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifeste sobre a situação individual de cada servidor sob suspeita. A decisão atende a um pedido da Polícia Federal (PF), no âmbito do Inquérito nº 4.982, que segue em tramitação sob sigilo.

Foto: Felipe Sampaio/ STFSTF
Zanin prorroga afastamento de desembargadores do TJ-MS

As investigações fazem parte da Operação Ultima Ratio, que apura possíveis crimes praticados por integrantes do Judiciário estadual.

Como o prazo das medidas cautelares aplicadas aos desembargadores estava próximo do vencimento, a Polícia Federal apresentou petição ao STF solicitando a prorrogação das restrições. O afastamento das funções públicas, a proibição de acesso às dependências e aos sistemas do tribunal, bem como de contato com servidores, estão entre as medidas incluídas na decisão.

De acordo com informações da PF, o relatório mais recente da investigação reforça os indícios da prática de crimes, o que justifica a manutenção das cautelares para preservar a integridade do processo investigativo e evitar interferências. O ministro Cristiano Zanin destacou ainda que a prorrogação das medidas visa garantir à Procuradoria-Geral da República tempo suficiente para avaliar o relatório da PF.

A Polícia Federal considera viável o oferecimento imediato de ação penal pelo Ministério Público em relação a parte dos fatos já apurados. Zanin reforçou que esse ponto evidencia a necessidade de aguardar os próximos passos da PGR antes de qualquer alteração nas medidas adotadas.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2025 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.
$(function () { $('.bt-alterna').click(function () { $(this).toggleClass('open_search'); }) $('[aria-expanded="false"]').click(function () { $(this).toggleClass('open_search1'); }) }); -->