As apostas esportivas são uma atividade crescente que está alcançando todas as regiões do mundo. No entanto, o mercado ilegal cresceu mais rápido que o legal e se tornou um risco para o esporte devido a casos de manipulação de resultados e lavagem de dinheiro.
As apostas esportivas são um mercado em constante crescimento no mundo todo. Essa atividade movimenta US$40 bilhões anualmente, considerando apenas transações legais, segundo dados do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC).

O maior mercado está na Ásia, com quase 50% dos movimentos globais, seguido pela Europa com 38%. Até 2020, a América Latina era a região com menor participação, mas essa situação mudou significativamente nos últimos quatro anos. As apostas esportivas estão chegando até mesmo aos mercados que mais as rejeitavam, como os Estados Unidos, que só legalizaram a atividade em 2018, ou os países árabes, que se interessam pelo mercado apesar de suas proibições religiosas.
No mundo todo, o futebol é o esporte que mais atrai apostas, mas isso depende da região e do país. Por exemplo, nos Estados Unidos esse mercado é mais voltado para o basquete, enquanto na Índia o esporte mais popular é o críquete.
No entanto, com o crescimento das apostas esportivas, o mercado ilegal está crescendo no mesmo ritmo, ou até mais rápido. Essa atividade é muito atrativa para organizações criminosas transnacionais, que a utilizam para lavar dinheiro e financiar seus crimes.
Em 2018, a Suprema Corte dos EUA derrubou uma lei federal de 1992, que permitia que governos estaduais autorizassem apostas esportivas. Em 2020, 18 estados regulamentaram essas empresas e, em dois anos, as transações de jogos de azar ultrapassaram US$20 bilhões.
Atualmente, as apostas esportivas são legais em 38 estados (além de Washington, DC e Porto Rico), e as apostas online são permitidas em 30 deles. O estado com o maior mercado é Nova York, enquanto essa atividade continua ilegal na Califórnia e no Texas.
Mercado Asiático
Países do continente asiático são "particularmente afetados" por cassinos online, de acordo com um relatório do UNODC de 2021.
Esta região se tornou um mercado atraente devido ao enorme crescimento de clientes, o que levou a uma expansão de operadores de apostas, que estão estabelecendo sua base nesses países e expandindo seus negócios ao redor do mundo.
As Filipinas, por exemplo, são o principal centro de apostas esportivas do continente há mais de duas décadas. As empresas legais devem pagar uma taxa inicial de US$190.000 para obter uma licença de operação e só podem aceitar apostas de usuários de fora do território.
Mais de 90% dos clientes deste mercado vêm da China, onde jogos de azar online são ilegais. Essas empresas atraem não apenas usuários, mas também funcionários. Em 2020, 100.000 cidadãos chineses chegaram ao país para trabalhar neste setor.
Enquanto isso, na região árabe, há um debate acalorado sobre a legalidade e a moralidade das apostas esportivas. A maioria dos países baseia sua estrutura legal no islamismo, e essa religião proíbe todas as formas de jogos de azar, como é o caso do Catar, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos.
No entanto, cada vez mais exceções estão sendo feitas a essa regra. Alguns intérpretes modernos do islamismo consideram que as apostas esportivas devem ser permitidas com moderação.
Além disso, as gerações mais jovens estão cada vez mais abertas às apostas esportivas online, enquanto os governos estão considerando legalizar essas empresas para impulsionar suas economias e aumentar os impostos.
Mercado Europeu
Em abril de 2023, os clubes da Premier League concordaram em remover a marca das casas de apostas da frente de suas camisas como parte de um acordo para reduzir a publicidade dessas empresas. Este acordo entrará em vigor em meados de 2026.
Apesar desta proibição iminente, a Premier League continua sendo uma das ligas europeias com mais patrocínios de apostas esportivas nesta temporada. Sete times têm uma dessas marcas em seus uniformes, e seus patrocínios representam um total de US$71,79 milhões.
"As empresas de apostas se tornaram um grande tabu no patrocínio do futebol. No entanto, colocar uma dessas marcas em primeiro plano é a melhor oportunidade de maximizar o orçamento anual, especialmente para os clubes que não estão no topo do ranking", disse Jake Kemp, da empresa de análise GlobalData.
O West Ham, time da Premier League, é atualmente patrocinado pela casa de apostas Betway. Na Espanha, desde 2021, o governo proibiu a publicidade em casas de apostas de times de futebol, o que representava uma receita de até US$90 milhões para os clubes.
Quatro equipes tiveram que começar a temporada sem um patrocinador principal em seus uniformes. No entanto, esse vazio levou ao surgimento de um novo patrocinador: as criptomoedas, que estão surgindo como uma opção atraente no futebol e em outros esportes.
Além dessas proibições de publicidade, as apostas esportivas continuam legais e crescendo na maior parte da Europa, com algumas exceções onde são ilegais, como Noruega e Polônia.
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