A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) negou recurso da Procuradoria-Geral da República (PGR) e manteve o encerramento de dois inquéritos instaurados no Superior Tribunal de Justiça (STJ) contra o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL). A decisão unânime foi tomada em sessão virtual encerrada na terça-feira (24).
O ministro André Mendonça, relator do processo, havia determinado o trancamento das investigações em outubro do ano passado, decisão contestada pela PGR. No julgamento do recurso, os demais ministros da Segunda Turma seguiram o voto do relator.

A Polícia Federal havia indiciado o governador em julho do ano passado, por corrupção e peculato, em uma investigação sobre suspeita de desvios em programas do governo no período em que ele era vereador e vice-governador.
Os inquéritos investigaram supostos esquemas de corrupção em projetos de assistência social no Estado do Rio de Janeiro e na Fundação Leão XIII.
Em seu voto, Mendonça entendeu que houve irregularidades na condução das apurações e em acordos de delação premiada firmados nos inquéritos.
Ver todos os comentários | 0 |