Fechar
GP1

Brasil

STJ condena conselheiro do TCE-RJ a 13 anos de prisão por lavagem de dinheiro

A esposa de José Graciosa também foi condenada; STJ decretou a perda do cargo do conselheiro.

A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) condenou a 13 anos de prisão o conselheiro José Gomes Graciosa, do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), pelo crime de lavagem de dinheiro. A decisão, definida na quarta-feira (4), também decretou a perda do cargo público.

A esposa do conselheiro, Flávia Graciosa, foi sentenciada a três anos de reclusão pelo mesmo crime, com substituição da pena privativa de liberdade por duas restritivas de direito. José Graciosa deverá cumprir a pena em regime fechado.

Foto: Marcello Casal Jr/Agência BrasilSuperior Tibunal de Justiça (STJ)
Superior Tribunal de Justiça (STJ)

O casal foi condenado a partir de denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal (MPF), resultado de operações que apontaram a existência de uma organização criminosa composta por conselheiros do TCE-RJ, os quais teriam recebido parte de valores de diversos contratos celebrados pelo Estado do Rio de Janeiro. Os crimes teriam ocorrido entre 1999 e 2016.

Por maioria de votos, os ministros acompanharam a relatora, ministra Isabel Gallotti, que também determinou a devolução dos valores objeto de lavagem.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2026 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.