Fechar
GP1

Brasil

CPMI do INSS: leitura de parecer termina em bate-boca entre relator e Lindbergh Farias

Exaltado, Lindbergh chamou o relator de “estuprador”, dando início a uma troca de ofensas.

A leitura do parecer final da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS foi marcada por confusão e troca de acusações entre parlamentares nesta sexta-feira (27), em Brasília. O relatório é de autoria do deputado Alfredo Gaspar.

Ainda no início da sessão, durante a fase de agradecimentos, Gaspar protagonizou um bate-boca com o deputado Lindbergh Farias. O clima esquentou após o relator citar uma declaração do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, feita em 2018, na qual criticava duramente o colega Gilmar Mendes.

Foto: Bruno Spada/Câmara dos DeputadosCPMI da Câmara dos Deputados
CPMI da Câmara dos Deputados

Ao classificar a fala como uma “poesia”, Gaspar ironizou a decisão recente do STF que derrubou a liminar que permitia a prorrogação da CPMI. A declaração provocou reação imediata de Lindbergh. “Isso é um circo ou um relatório? Cadê o relatório?”, questionou o parlamentar petista.

Em resposta, Gaspar rebateu com ironia, o que elevou ainda mais a tensão. Exaltado, Lindbergh chamou o relator de “estuprador”, dando início a uma troca de ofensas. Gaspar reagiu chamando o deputado de “ladrão”, “corrupto”, “bandido” e “criminoso”.

Diante do embate, o presidente da comissão, senador Carlos Viana, classificou a declaração como grave e ameaçou retirar Lindbergh da sessão. “Isso vai ficar para o Conselho de Ética”, afirmou, ao pedir respeito entre os parlamentares. Apesar do clima tenso, o deputado não foi retirado, e a sessão seguiu.

Instalada em 20 de agosto, a CPMI do INSS tem prazo de funcionamento até este sábado (28). O relatório apresentado por Alfredo Gaspar possui cerca de 4.340 páginas, distribuídas em nove núcleos de investigação, e aponta possíveis irregularidades envolvendo empresários, intermediários, servidores públicos e entidades.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2026 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.