Fechar
GP1

Brasil

Petrobras demite diretor de logística após pressão do Governo Lula

Saída ocorre após reação do governo a leilão de GLP com ágio elevado e atuação de órgãos.

O conselho de administração da Petrobras decidiu demitir o diretor de Logística, Comercialização e Mercados, Cláudio Schlosser, responsável pelas áreas de vendas e formação de preços de combustíveis. A saída ocorre em meio à pressão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para reverter um leilão de gás de cozinha que registrou ágios de até 117% sobre o valor praticado nas refinarias.

Em nota, a estatal informou apenas que o conselho aprovou o encerramento antecipado do mandato do executivo, sem detalhar os motivos da decisão. Para o lugar de Schlosser, foi indicada a atual diretora de Transição Energética, Angélica Laureano. O executivo havia ingressado na Petrobras em 1987 e ocupava o cargo de diretor desde 2023, quando foi nomeado durante a gestão de Jean Paul Prates.

Foto: Ricardo StuckertLuiz Inácio Lula da Silva
Luiz Inácio Lula da Silva

Schlosser permaneceu na função mesmo após a troca no comando da estatal, quando Magda Chambriard assumiu a presidência. Entre suas atribuições estavam a busca por mercados para a produção de petróleo e combustíveis e a definição da política de preços, área diretamente relacionada às decisões comerciais da companhia.

O episódio que antecedeu a demissão envolve um leilão de GLP equivalente a cerca de 11% do consumo mensal do país. A oferta havia sido suspensa anteriormente, diante da expectativa de uma subvenção federal para reduzir os impactos da guerra no Irã, mas foi retomada na semana passada. O resultado gerou reação do presidente Lula, que classificou a operação como irregular e afirmou que o leilão desrespeitou orientações do governo e da direção da empresa.

Após as declarações, o Ministério de Minas e Energia e a Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis se posicionaram contra a operação, com medidas que incluíram acionamento da Secretaria Nacional do Consumidor e anúncio de fiscalização. O governo também anunciou subvenção de R$ 850 por tonelada de GLP importado, enquanto distribuidoras já repassaram os aumentos aos revendedores, segundo entidades do setor, que alertam para possíveis impactos no programa Gás do Povo.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2026 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.