A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou, nessa quarta-feira (13), que identificou 76 irregularidades e mais de 100 lotes comprometidos de produtos da marca Ypê durante uma fiscalização realizada em conjunto com órgãos de vigilância sanitária do estado e do município de Amparo, no interior de São Paulo.
Segundo a agência, a inspeção contou com a participação de equipes da própria Anvisa, do Centro de Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo e da Vigilância Sanitária Municipal de Amparo. Durante a ação, foram constatadas falhas consideradas graves no controle de qualidade e problemas microbiológicos em produtos fabricados pela empresa.
O presidente da Anvisa, Leandro Safatle, afirmou que as inspeções detectaram problemas sérios relacionados à qualidade microbiológica dos itens analisados, o que motivou medidas cautelares adotadas pelo órgão regulador.
No dia 7 de abril, a Anvisa determinou o recolhimento dos produtos afetados e suspendeu a fabricação após apontar falhas no controle de qualidade industrial.
Entre os produtos atingidos pela medida estão lava-louças, lava-louças concentrado, lava-roupas líquido e desinfetantes da marca cujos lotes terminam com o número 1. A recomendação da agência é para que os consumidores não utilizem os itens listados na Resolução nº 1.834/2026 e procurem o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da empresa para orientações.
Em nota, a Ypê informou que apresentará nesta quinta-feira (14) um novo plano de ações corretivas e investimentos para atender às exigências da agência e corrigir as irregularidades identificadas.
A repercussão do caso também gerou especulações nas redes sociais sobre uma possível perseguição política contra a empresa. As publicações mencionam doações feitas por integrantes da família Beira, controladora da Química Amparo — fabricante da Ypê — à campanha de reeleição do ex-presidente Jair Bolsonaro. As contribuições constam nos registros oficiais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Apesar das especulações, a Anvisa reforçou que as medidas adotadas são de natureza técnica e sanitária, baseadas exclusivamente nas irregularidades encontradas durante as inspeções.
Wanessa Gommes
Ver todos os comentários | 0 |