Fechar
GP1

Ciência e Tecnologia

Estudo aponta que Brasil tem cinco estupros por hora

De acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em 2015 foram registrados mais de 45 mil casos de violência sexual.

  • Foto: Divulgação EstuproEstupro

Em 2015, o Brasil registrou 45.460 casos de estupro, ou cinco ocorrências por hora. O patamar é considerado preocupante pelos especialistas mesmo apresentando uma diminuição em relação ao ano de 2014, quando foram registradas 4.978 ocorrências a mais.

De acordo com informações do Estadão, o levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que usou metodologia aplicada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), afirma que os dados permitem estimar que os casos sejam até dez vezes mais frequentes, chegando a 454 mil agressões.

“O crime de estupro é aquele com a maior taxa de subnotificação, então é difícil avaliar se houve uma redução da incidência”, disse a diretora executiva do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Samira Bueno. “Pesquisas de vitimização indicam que os principais motivos para não reportar o crime às polícias são o medo de sofrer represálias e a crença que a polícia não poderia fazer nada.”

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.