Fechar
GP1

Ciência e Tecnologia

Contas de telefone podem ter alta de até 20% em janeiro

Aumento é resultado da cobrança de impostos em pacote de assinatura.

De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), cerca de 77,3 milhões de linhas, que possuem planos de conta de celular pós-pago e controle terão um aumento na cobrança de impostos. A alta, em alguns casos, pode chegar a quase 20%. Já para as 42 milhões de linhas de telefone fixo em funcionamento, o aumento deve ser de 13%.

Uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que obriga as empresas de telefonia a recolherem o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre o valor da assinatura básica, que é cobrada ao consumidor todo o mês, fez com que as empresas optassem pelo aumento das tarifas.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Telefonia fixa e movelTelefonia fixa e móvel

A decisão vale tanto para telefonia fixa quanto para a móvel. De acordo com informações de O Globo, o STF esclareceu que a assinatura mensal deve ser considerada um serviço, já que representa “a efetiva prestação do serviço de comunicação”.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.