Nasa descobre sistema solar com 7 planetas parecidos com a Terra

Apenas três dos sete planetas estão dentro de uma zona habitável, onde é possível ter água líquida e, por consequência, vida.

A Nasa descobriu a existência de novos planetas no sistema planetário da estrela TRAPPIST-1, que está localizada a 40 anos-luz do Sol. De acordo com um artigo publicado na revista “Nature”, nesta quarta-feira (22), o sistema tem sete planetas de tamanho próximo ao da Terra, localizados em uma zona temperada, ou seja, com temperatura entre 0ºC e 100ºC. É um recorde de planetas deste tamanho e nessa zona de temperatura, afirma a agência espacial americana.

Apenas três,dos sete planetas estão dentro de uma zona habitável, onde é possível ter água líquida e, por consequência, vida. Os astros mais próximos do seu sol devem ser quentes demais para ter água líquida e os outros mais distantes devem ter oceanos congelados.

De acordo com a Exame, os planetas orbitam uma estrela anã chamada de TRAPPIST-1, que segundo os cientistas, é similar ao Sol, com o tamanho um pouco maior que o planeta Júpiter. Segundo a agência espacial, os astros têm massas semelhantes à da Terra e são de composição rochosa.

• Foto: NASA / JPL-CaltechNasa descobre sistema solar com 7 planetas parecidos com a TerraNasa descobre sistema solar com 7 planetas parecidos com a Terra

A Nasa tem a expectativa de que pelo menos um dos setes planetas possam ter temperatura ideal para a presença de oceanos de água em forma líquida, assim como acontece na Terra.

Ainda de acordo com o artigo, os cientistas acreditam que possam encontrar vidas nesses planetas. “Não é mais uma questão de ‘se’, mas uma questão de ‘quando'”, disse Thomas Zurbuchen, administrador da Direção de Missão Científica na sede da Nasa, em conferência.