Nasa divulga lista de 219 novos candidatos a planeta

Este é o catálogo mais detalhado dos candidatos a planetas identificados nos primeiros quatro anos de coleta de dados pelo telescópio Kepler.

Nesta segunda-feira (19), a Nasa divulgou uma lista com 219 novos candidatos a planeta descobertos pelo telescópio espacial Kepler. Desse total, dez deles possuem tamanhos parecidos com a Terra e orbitam as zonas habitáveis de suas estrelas.

De acordo com o G1, o telescópio Kepler busca encontrar planetas em nossa galáxia ao detectar pequenas oscilações no brilho das estrelas que ocorrem quando um planeta passa em frente a ela.

Este é o catálogo mais detalhado dos candidatos a planetas identificados nos primeiros quatro anos de coleta de dados pelo Kepler, segundo a agência espacial americana. Ao todo, o Kepler já identificou 4.034 candidatos a planeta, dos quais 2.335 foram confirmados como exoplanetas.

• Foto: NASA/JPL-CaltechTelescópio espacial Kepler, da Nasa, identificou 219 novos candidatos a planetaTelescópio espacial Kepler, da Nasa, identificou 219 novos candidatos a planeta

"O conjunto de dados do Kepler é único, pois só ele contém uma população desses análogos da Terra - planetas com quase o mesmo tamanho e que têm órbitas parecidas com a da Terra", diz Mario Perez, cientista do programa Kepler na Divisão de Astrofísica da Nasa. "Entender sua frequência na galácia vai ajudar no planejamento de futuras missões da nasa para procurar diretamente outra Terra."

A cientista Susan Thompson, pesquisadora do projeto Kepler e principal autora do estudo, disse que o catálogo pode responder certos questionamentos da astronomia. "Esse catálogo, cuidadosamente elaborado, é o fundamento para responder de forma direta uma das perguntas mais cativantes da astronomia: quantos planetas como a nossa Terra existem na galáxia?" disse.