Fechar
GP1

Ciência e Tecnologia

Ministério da Saúde amplia vacinação contra HPV para adultos

A medida, porém, vale apenas para os municípios com estoques de doses a vencer até setembro deste ano.

O Ministério da Saúde ampliou, temporariamente, a indicação da vacina contra o HPV para mulheres e homens de até 26 anos. A medida, porém, vale apenas para os municípios com estoques de doses a vencer até setembro deste ano. A mudança passou a valer a partir desta sexta-feira (18).

Até então, a vacinação era indicada apenas para meninos de 11 a 14 anos, meninas de 9 a 14 anos, pessoas com HIV e Aids de 9 a 26 anos e pacientes transplantados e oncológicos. De acordo com informações da Folha, a ampliação ocorre devido as baixas coberturas de vacinação e da proximidade do vencimento de doses já distribuídas aos Estados e municípios, o que traz o risco de perda das vacinas.

  • Foto: Maurício Bazílio/Divulgação SESVacina contra HPVVacina contra HPV

Em geral, as doses da vacina contra o HPV têm validade de três anos. Desde 2014, quando a vacina contra o HPV foi incorporada ao SUS, já foram distribuídas aos Estados pelo menos 26,4 milhões de doses.

Segundo o Ministério da Saúde, a vacina contra o HPV é a principal forma de prevenção contra o câncer de colo de útero, quarta maior causa de morte entre as mulheres no Brasil. Nos homens, segundo o ministério, a vacina protege contra os cânceres de pênis, orofaringe e ânus. Além disso, previne mais de 98% das verrugas genitais.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.