Fechar
GP1

Ciência e Tecnologia

DuckDuckGo: conheça o site de busca que respeita a privacidade do usuário

O motor de busca apresenta como principal diferencial o fato de não coletar informações pessoais de seus usuários, mantendo assim sua privacidade.

Fundado em 2008, DuckDuckGo é um dos dez maiores sites de busca da internet. Ele foi criado e é mantido pela DuckDuckGo Inc., e apresenta como principal diferencial o fato de não coletar informações pessoais de seus usuários, mantendo assim sua privacidade.

Em entrevista ao GP1, o analista de sistemas Iranildo Alves apresentou maiores detalhes da ferramenta que, segundo ele, é considerada a principal alternativa ao Google. “O DuckDuckGo é tido como a principal alternativa ao Google para quem quer recuperar o controle de suas informações pessoais, principalmente devido ao Google ser constantemente acusado de rastrear informações de seus usuários, com a justificativa de ‘entregar anúncios personalizados’, algo que não é bem visto para quem não gosta da ideia de ter suas informações coletadas por aí”, explicou.

Foto: GP1DuckDuckGo
DuckDuckGo

O DuckDuckGo, além de ser um motor de busca bem similar ao Google, possui também extensões que podem ser adicionadas aos principais navegadores, que impede que navegadores como o Google Chrome coletem as suas informações pessoais.

Como funciona

“A ferramenta não utiliza cookies, arquivos de texto que fazem com que o navegador colete dados sobre o histórico, sistema operacional do dispositivo, localização, idioma e etc. E com essas informações os sites conseguem ‘personalizar’ as buscas que você faz na internet, porém eles também conseguem informações pessoais sobre seus acessos para direcionar anúncios, ou espionar você. Por não coletar esses dados o DuckDuckGo, mantém sua privacidade como ela deve estar, intacta”, afirmou Iranildo Alves.

Foto: GP1Site de busca respeita privacidade do usuário
Site de busca respeita privacidade do usuário

Com o conceito principal de privacidade em primeiro lugar, o DuckDuckGo se tornou um grande concorrente de empresas como Google, Bing e Yahoo, já tendo batido a marca de 2,5 Bilhões de pesquisas mensais, segundo a empresa.

“O DuckDuckGo também lançou um aplicativo semelhante ao Google Chrome, para iOS e Android, que leva o nome do motor de busca. Esse aplicativo leva a sério a ‘filosofia’ de privacidade. O aplicativo garante que bloqueia os rastreadores dos sites, impedindo que eles consigam ‘bisbilhotar’ o que você está procurando na internet, tornando sua navegação privada”, finalizou o analista de sistemas.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.