Fechar
GP1

Ciência e Tecnologia

Confira alternativas para mensagens após instabilidade do WhatsApp

Após a instabilidade os usuários tiveram que procurar novas formas para poder trocar mensagens.

Com a instabilidade que atingiu o WhatsApp, que o deixou fora do ar desde o começo da tarde desta segunda-feira (4) e afetou também o Facebook e Instagram, todos usuários da rede social de Mark Zuckerberg tiveram que procurar novas formas para trocar mensagens.

Entre as alternativas estão o SMS, Telegram, Signal, Twitter, Discord, iMessage e até o e-mail, tipicamente usado mais profissionalmente.

Foto: Davi Fernandes/GP1WhatsApp também apresenta problemas
WhatsApp também apresenta problemas

SMS

Antes do WhatsApp chegar no Brasil, o SMS era a principal forma de troca de mensagens popular, pois não dependia de conexão com a internet, porém a forma como era operado tinha mudanças, de acordo com a sua operadora.

Pelo SMS, é possível enviar mensagem de texto para qualquer número e pode gerar custos, como os créditos que o usuário coloca.

Telegram

O Telegram já é uma rede social que tem praticamente todas as funções do WhatsApp, como formar grupos com milhares de membros e também pela versatilidade de conteúdos que podem ser repassados, por meio de uma conexão com internet (Wi-Fi, 4G ou 3G) como figurinhas, opção de mensagens de áudio, vídeo, foto. Também é possível realizar chamadas de voz ou vídeo.

Você pode baixar o app pelo Android, na Play Store e no Iphone, na Apple Store.

Signal

O Signal também é semelhante ao WhatsApp e tem foco adicional em privacidade e segurança. Pela aplicação é possível o envio de mensagens com remetente oculto (apenas um dos participantes precisa divulgar o número para iniciar a conversa).

Por outro lado, é um aplicativo não há busca integrada de GIFs animados, nem status/stories. Ele funciona por meio de uma conexão com internet (Wi-Fi, 4G ou 3G). É preciso que os contatos de sua agenda também tenham o aplicativo instalado (a conta é aberta pelo número de telefone).

Twitter

O Twitter que há muito tempo é uma alternativa de comunicação por meio do recurso de mensagens diretas (também chamadas de DMs). Lá é possível trocar mensagens de texto, vídeos, imagens e até áudio.

A diferença dele para outros apps como WhatsApp, Telegram e Signal é que a comunicação não é intermediada pelo número de telefone, mas sim pelas contas dos usuários – coisa que também ocorre no Instagram.

Discord

O Discord, é uma rede bastante popular entre gamers, mas tem chamado a atenção de muita gente, porque é centrado em grupos de pessoas podem se reunir para conversar sobre determinado tema por meio de mensagens de texto, imagens, GIFs.

Ao entrar no aplicativo é preciso procurar por "servidores", que funcionam como fóruns (alguns deles são privados e exigem um convite do administrador). Dentro de cada servidor é possível criar diversas salas, chamados de "canais", onde são definidos sub-temas. Pelo Discord, você pode conter também o nome de usuário de alguém e começar uma conversa.

iMessage

Disponível somente para iPhones e outros produtos da Apple, o iMessage funciona como um híbrido entre SMS e WhatsApp – isso porque ele fica integrado ao aplicativo de mensagens de texto do iOS e do Mac. É possível enviar mensagens de texto, fotos, vídeos e áudios, mas ele depende de uma conexão com a internet (Wi-Fi, 3G ou 4G). Ele também tem opção para realizar chamadas de vídeo ou voz.

E-mail

O típico, bom e velho e-mail também pode dar uma mão nesse momento, especialmente para as conversas profissionais. Ele não tem os recursos de mensagens instantâneas, então o envio de fotos, vídeos e áudios é diferente (por anexo). Apesar disso, é uma boa pedida para mensagens longas e formais.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.