Fechar
GP1

Ciência e Tecnologia

Instituto Tartarugas do Delta será reconhecido por lei

Com o título, a instituição pode buscar alternativas para conseguir fomentar as atividades de pesquisa.

O Instituto Tartarugas do Delta completará 10 anos de existência no próximo dia 9 de julho e, só agora, será reconhecido por lei sua utilidade pública. O projeto é de autoria do deputado estadual Henrique Pires (MDB). A entidade desenvolve desde 2012 trabalhos de pesquisas, envolvimento comunitário, conservação e educação ambiental com tartarugas marinhas no litoral piauiense.

Foto: Divulgação/ AscomInstituto Tartarugas do Delta
Instituto Tartarugas do Delta

“Segundo Werlane Mendes, bióloga e vice-presidente do Instituto Tartarugas do Delta, o reconhecimento vai permitir que a instituição tenha mais visibilidade perante a sociedade civil, quanto a prestação de serviço socioambiental realizada com animais ameaçados de extinção no litoral do Piauí. Vale ressaltar que estamos falando de uma extensão de praia que compõe a unidade de Conservação Federal APA Delta do Parnaíba, que precisa ser protegida para garantir os serviços ambientais desenvolvidos por esse ecossistema e sua biodiversidade”, explica.

Henrique Pires explica que a principal motivação para apresentar a proposta foi possibilitar que o Instituto tenha condições de firmar parcerias importantes de acordo com o que a legislação exige. “É uma entidade de grande importância para o nosso litoral e para o Piauí como um todo, necessitando do apoio do poder público. O primeiro passo foi dado com a ação Legislativa, editar a lei reconhecendo a utilidade pública", avalia o deputado, que também é presidente do MDB Sócio Ambiental ao nível nacional.

Através do título de utilidade pública, a instituição pode buscar alternativas para conseguir fomentar as atividades de pesquisa e conservação realizadas no litoral piauiense, através de possibilidades de receber doações de pessoas jurídicas, participar de editais, receber recursos públicos e fortalecer o diálogo com o poder público (políticas públicas).

Conheça mais sobre o instituto

O Instituto Tartarugas do Delta é uma instituição sem fins lucrativos que foi fundada no dia 9 de julho de 2012, com o objetivo de desenvolver trabalhos de pesquisas, envolvimento comunitário, conservação e educação ambiental com tartarugas marinhas no litoral piauiense. Vale ressaltar que estamos falando de uma extensão de praia, que compõe a unidade de Conservação Federal APA Delta do Parnaíba, que precisa ser protegida para garantir os serviços ambientais desenvolvidos por este ecossistema e sua biodiversidade. O trabalho de conservação de tartarugas marinhas realizado pelo Instituto Tartarugas do Delta contribuiu para apresentar o litoral piauiense como uma área importante de reprodução no cenário nacional.

O menor litoral da costa brasileira apresenta características ambientais relevantes, que permite ser um sítio de desovas das cinco espécies de tartarugas marinhas que frequentam o Brasil, principalmente da espécie criticamente ameaçada de extinção, conhecida como tartaruga-de-couro. As atividades de conservação realizadas pelo instituto ajudam na preservação das espécies, manutenção dos ecossistemas costeiros e contribuem com o processo de gestão da unidade de conservação.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.