Fechar
GP1

Ciência e Tecnologia

Supertelescópio da Nasa encontra nuvens de areia em exoplaneta

É a 1ª vez que foi possível observar esse tipo de fenômeno em um corpo celeste fora do sistema solar.

O supertelescópio James Webb, da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (Nasa), encontrou nuvens de areia em um raro exoplaneta. Esta é a primeira vez que foi possível observar esse tipo de fenômeno em um corpo celeste fora do sistema solar.

Segundo a equipe responsável pela descoberta, as nuvens espessas são ricas em grãos de silicato, formado por silício e oxigênio, e estão no entorno do corpo celeste conhecido como, anã marrom, chamada VHS 1256 b, que tem quase 20 vezes o tamanho de Júpiter.

Foto: Nasa/JPL-CaltechO VHS 1256 b tem quase 20 vezes o tamanho de Júpiter
O VHS 1256 b tem quase 20 vezes o tamanho de Júpiter

Além das nuvens de areia, o supertelescópio da Nasa detectou água, metano, monóxido de carbono, dióxido de carbono, sódio e potássio na atmosfera do exoplaneta. O VHS 1256 b, localizado a 72 anos-luz da Terra, na constelação do Corvo, foi descoberto em 2016. Ele costuma chamar a atenção dos astrônomos por causa de seu brilho avermelhado.

Os dados obtidos pelo James Webb são tão detalhados que mostraram que a proporção de vários gases muda em toda a atmosfera da anã marrom, o que sugere se tratar de um local selvagem e turbulento. “Em uma atmosfera calma, há uma proporção esperada de, digamos, metano e monóxido de carbono”, explicou Sasha Hinkey, astrônomo da Universidade de Exeter, no Reino Unido, à revista Forbes. “Mas, em muitas atmosferas de exoplanetas, estamos descobrindo que essa proporção é muito distorcida, sugerindo que há uma mistura vertical turbulenta nessas atmosferas”, detalhou o cientista.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.