Fechar
GP1

Ciência e Tecnologia

Pedra preciosa descoberta pela NASA em Marte pode ser encontrada no Piauí

A Opala só é encontrada em qualidade nobre na Austrália e na cidade de Pedro II.

A agência espacial norte-americana Nasa divulgou, através de artigo científico publicado em dezembro, a descoberta de uma pedra preciosa em Marte. A pedra em questão é a Opala, que só pode ser encontrado em dois lugares no mundo, na cidade de Pedro II, no Piauí, e na Austrália.

A descoberta mostra avanço em futuras investidas humanas no planeta, porque a pedra é composta por H2O, elemento que forma a água. Segundo a Nasa, as pedras de opala foram encontradas na Cratera Gale.

Desde a descoberta da opala em Pedro II no ano de 1969, apenas 10% da pedra foi explorada. Atualmente, o Piauí possui a maior jazida brasileira, com cerca de 10 minas ativas para sua exploração.

Empresas de diversos países chegam ao município com o intuito de realizar a extração da pedra, que produz lampejo das sete cores do arco-íris. No entanto, a atividade só é feita no período de seca, visto que as chuvas dificultam o garimpo.

Rafael Fonteles

O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), comentou a notícia da descoberta da pedra em Marte e destacou que o estado, onde a pedra também pode ser encontrada em qualidade nobre, é rico e deve ser mais valorizado.

"Este é o Piauí rico que deve ser conhecido - cada vez mais, por nós mesmos, os piauienses. Precisamos valorizar e promover, transformando essas riquezas em benefícios concretos para o Estado e para o nosso povo, de forma sustentável e em harmonia com a natureza. Vamos trabalhar para isso!", comentou o gestor.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.