Nasa revela 3 cinturões ao redor de estrela Fomalhaut

Os cinturões foram identificados pelo telescópio James Webb.

A estrela Fomalhaut, localizada na Constelação Peixe Austral e considerada a mais brilhante do seu sistema estelar, possui três cinturões de asteroides em seu entorno que se estendem em mais de 20 bilhões de quilômetros, segundo um estudo divulgado pela NASA na segunda-feira (8).

Os cinturões foram identificados pelo telescópio James Webb e são compostos por detritos deixados por colisões de corpos rochosos maiores. Os cientistas afirmam que a descoberta pode ajudar a compreender melhor os processos de formação planetária.

O cinturão mais externo possui quase o dobro da escala do Cinturão de Kuiper, com quase 150 milhões de quilômetros de distância. Andras Gaspar, principal autor do estudo, acredita que os cinturões teriam sido formados pela gravidade de planetas ainda não observados.

"Ao observar os padrões dos anéis, podemos começar a esboçar como um sistema planetário pode ser", explicou Gaspar. "Isso, claro, se conseguirmos uma imagem profunda o suficiente para ver os planetas suspeitos." Na imagem divulgada pela NASA, é possível ver uma suposta evidência de colisão no anel externo entre dois corpos protoplanetários.