Fechar
GP1

Ciência e Tecnologia

Nasa confirma produção de oxigênio respirável em Marte

O experimento MOXIE começou em fevereiro de 2021, e ao final da missão produziu 122 gramas de oxigênio.

Cientistas da Nasa comprovaram que é possível extrair oxigênio respirável na superfície de Marte, através do Experimento de Utilização de Recursos In-Situ de Oxigênio (ISRU/MOXIE), que consiste em estudar as moléculas de ar presentes no planeta vermelho.

No interior do rover Perseverance da Nasa, as moléculas de ar de Marte são quebradas, e com isso geram um suprimento pequeno rico em oxigênio. Em operação desde fevereiro de 2021, e após produção de 122 gramas de oxigênio, MOXIE vai se aposentar.

Segundo a administradora adjunta da Nasa, Pam Melroy, o experimento teve resultados impressionantes, e já caminha para o futuro da ciência. “O desempenho impressionante do MOXIE mostra que é viável extrair oxigênio da atmosfera do planeta vermelho – oxigênio que poderia ajudar a fornecer ar respirável ou propelente de foguete para futuros astronautas”, elucidou.

Com o resultado, a expectativa é que os recursos de Marte e da Lua sejam utilizados para garantir a exploração humana a longo prazo no planeta vermelho e no satélite natural da Terra.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.