Fechar
GP1

Ciência e Tecnologia

Com apoio da Nasa, SpaceX lança sonda lunar de empresa privada

Caso se concretize o pouso, a missão marcará o retorno dos EUA ao satélite natural, após mais de 50 anos.

A SpaceX lançou, na madrugada desta quinta-feira (15), um módulo lunar robótico a bordo de um foguete Falcon 9. O lançamento faz parte da missão IM-1, da empresa norte-americana Intuitive Machines, e conta com o apoio da Nasa.

O módulo lunar foi lançado do Centro Espacial Kennedy da Nasa, na Flórida, às 3h05, horário de Brasília. Até o momento, as informações são de que todas as etapas do procedimento ocorreram conforme o planejado.

Foto: Reprodução/XMódulo lunar robótico a bordo de um foguete Falcon 9
Módulo lunar robótico a bordo de um foguete Falcon 9

O foguete deve chegar à Lua no dia 22 de fevereiro. Caso se concretize o pouso, a missão marcará o retorno dos Estados Unidos ao satélite natural, após mais de 50 anos.

Visando enviar astronautas à Lua nos próximos anos, a Nasa decidiu terceirizar o envio de equipamentos ao satélite natural. Esta é a primeira missão lunar da Intuitive Machines.

A missão possui um módulo de pouso de mais de quatro metros de altura, e conta com seis cargas de instrumentos que irão recolher dados do ambiente lunar.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.