Fechar
GP1

Ciência e Tecnologia

Três pesquisadores recebem Nobel de Física por avanços em mecânica quântica

O anúncio foi feito nesta terça-feira (7), durante a cerimônia do prêmio em Estocolmo, Suécia.

Os cientistas John Clarke, Michel H. Devoret e John M. Martinis foram anunciados como os vencedores do Nobel de Física 2025, em reconhecimento aos seus trabalhos pioneiros na área da mecânica quântica. O anúncio foi feito nesta terça-feira (7), durante a cerimônia do prêmio em Estocolmo, Suécia.

O Comitê Nobel destacou que o trio foi premiado pela descoberta do tunelamento quântico macroscópico e da quantização de energia em circuitos elétricos, em que demonstraram, pela primeira vez, que é possível observar fenômenos quânticos em sistemas grandes o suficiente para serem segurados na mão.

Foto: Johan Jarnestad/ Academia Real de Ciências da SuéciaVencedores do Nobel de Física 2025
Vencedores do Nobel de Física 2025

Segundo o comitê, os experimentos realizados entre 1984 e 1985 na Universidade da Califórnia, em Berkeley, abriram caminho para aplicações práticas da mecânica quântica, com potencial impacto em computadores quânticos, criptografia quântica e sensores avançados.

Em coletiva, John Clarke afirmou ter ficado surpreso com a premiação. “Não havíamos percebido de forma alguma que isso poderia ser a base de um prêmio Nobel”, disse, referindo-se às pesquisas iniciais que fundamentaram as descobertas reconhecidas pelo prêmio.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2026 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.