É Fake News matéria da Folha de São Paulo que questiona eficiência da hidroxicloroquina

- atualizado

É Fake News a notícia veiculada nesta quarta-feira (08) pela Folha de São Paulo, onde o jornalista Daniel Carvalho afirma que nenhum estudo científico até o momento confirmou a eficácia da hidroxicloroquina no tratamento da covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus.

Na matéria em questão, o jornalista faz uma crítica ao presidente da república, Jair Bolsonaro, que recentemente foi diagnosticado com a doença e está fazendo tratamento à base de hidroxicloroquina. Ao contrário do que diz o site, já existem inúmeros estudos comprovando a eficácia da hidroxicloroquina, além de relatos de pessoas como o presidente, que visivelmente está reagindo bem após começar a tomar o medicamento.

  • Foto: Reprodução/Folha de São PauloReportagem da Folha de São PauloReportagem da Folha de São Paulo

Recentemente, uma pesquisa realizada pelo Sistema de Saúde Henry Ford, localizado nos Estados Unidos, detectou que o uso precoce da hidroxicloroquina ajudou os pacientes a se curarem mais rápidos da covid-19. Conforme o estudo, o medicamento foi capaz de reduzir em 66% a taxa de risco dos pacientes.

Além da eficácia comprovada, a hidroxicloroquina é um dos medicamentos recomendado na maioria dos protocolos de manejo clínico da covid-19, como o do Ministério da Saúde.

No Piauí, o remédio é indicado pela Secretaria de Estado da Saúde do Piauí, pela Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS) e por todos os hospitais particulares situados no estado.

Voltar para a home

Todo conteúdo, imagem e/ou opiniões constantes aqui neste espaço são de responsabilidade civil e penal exclusiva do colunista. O material aqui divulgado não mantém qualquer relação com a opinião editorial do GP1.

Sobre o autor

É Fake News! Descubra aqui as notícias falsas postadas nas mídias sociais WhatsApp, Facebook, Twitter e mais