Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Firmino diz que médicos têm autonomia para uso de hidroxicloroquina

Ao ser questionado se tinha conhecimento do protocolado adotado no Hospital Regional Tibério Nunes em Floriano, Firmino Filho disse que a Prefeitura de Teresina tem um protocolo específico.

Em entrevista coletiva por meio de vídeoconferência na tarde desta quinta-feira (14), o prefeito Firmino Filho (PSDB) disse que os médicos de Teresina têm autonomia para fazer uso da hidroxicloroquina no combate do novo coronavírus (Covid-19), utilizando o mesmo protocolo de Floriano.

Ao ser questionado se tinha conhecimento do protocolado adotado no Hospital Regional Tibério Nunes em Floriano, Firmino Filho disse que a Prefeitura de Teresina tem um protocolo específico, porém, qualquer médico que esteja na linha de frente tem autonomia para fazer uso do medicamento.

  • Foto: Alef Leão/GP1Firmino FilhoFirmino Filho

“A Prefeitura de Teresina tem uma comissão que adotou os próprios protocolos de usos de medicações e entre eles está permitido o uso da hidroxicloroquina, como também os corticoides, que são utilizados em condições especificas e só pode ser usado a partir do médico, ele é autônomo para avaliar, fazer o diagnóstico do paciente e a prescrição do medicamento", ressaltou.

"O protocolado adotado em Floriano, nós vimos com muita curiosidade, com muito interesse, tivemos o prazer de falar com a Marina Bucar, que é médica em Madri e mesmo com esse modelo, não podemos rasgar o que foi feito pela equipe da Prefeitura”, completou o prefeito.

Protocolo adotado em Floriano

O protocolo de tratamento da Covid-19 adotado no Hospital Tibério Nunes, em Floriano, consiste no uso de corticoides (hidroxicloroquina e azitromicina) na fase inicial da doença.

A decisão de utilizar esse método se deu por meio da troca de experiências entre a médica de Floriano, Marina Bucar, radicada na Espanha, com o corpo médico da Secretaria de Saúde e do Hospital Regional Tibério Nunes, de Floriano.

Com esse protocolo, os profissionais constataram a diminuição no número de pessoas com coronavírus internadas em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no município.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Casos de covid-19 caíram 38% na última semana em Teresina, diz Firmino

Firmino Filho autoriza funcionamento de escritórios de advocacia

Firmino proíbe que pacientes de outros estados sejam atendidos em Teresina

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.