Fechar
GP1

Coronavírus no Piauí

FMS dá orientações sobre como se prevenir contra o coronavírus

Em Teresina, a FMS monitora um paciente que apresentou sintomas análogos aos constatados nos casos de coronavírus.

O GP1 conversou com a gerente de epidemiologia da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Amparo Salmito, que pontuou as principais orientações acerca dos cuidados que se deve ter em relação ao novo coronavírus, que fez vítimas em vários países no mundo e já possui um caso confirmado no Brasil. Em Teresina, a FMS monitora um paciente que apresentou sintomas análogos aos constatados nos casos de coronavírus.

Amparo Salmito começou a entrevista relatando como diferenciar os sintomas do coronavírus de outras doenças mais comuns, embora muitas vezes os sinais sejam bastante próximos aos casos de gripe.

“Os sintomas do coronavírus são: febre, mal-estar, coriza, tosse seca e um pouco de dor de garganta, esses são alguns dos sinais mais chamativos. Se a doença progredir por acontecer tosse e dificuldade respiratória. Normalmente, a grande maioria dos casos são leves, não são casos que vão precisar de internação, pelo menos é como a epidemia está se comportando agora. Ela pode ser uma doença mais grave nas pessoas que têm outras doenças associadas ou pessoas com mais de 60 anos, como também crianças pequenas pode ter uma forma mais grave”, descreveu.

O que é importante nesse momento

“Como a epidemia está chegando ao país, então os primeiros casos são importantes para dar o diagnóstico, pois se a gente puder evitar o contato quem está portando o vírus nós vamos ter menos casos. Se há essas manifestações e a pessoa tem viagem para áreas de riscos (Estados Unidos, Canadá, França, Inglaterra, Itália e China) a Organização Mundial de Saúde pede para que não viaje, exceto se for uma coisa muito importante ou uma situação que não possa ser adiada para evitar a transmissão, que ocorre através da tosse ou espirro, pois essa secreção contém vírus”, frisou.

Veja os cuidados com a assepsia das mãos

Caso suspeito em Teresina

A gerente de epidemiologia Amparo Salmito ressaltou que várias equipes da Fundação Municipal de Saúde estão fazendo o monitoramento de um caso suspeito em Teresina, que está em casa e as pessoas que tiveram contato com o paciente também estão sendo acompanhadas, ainda que o resultado não tenha sido confirmado para o novo coronavírus, pois pode ser algum tipo de influenza.

Amparo Salmito afirmou que todos os profissionais dos hospitais da rede municipal de Saúde estão preparados para fazer os atendimentos da forma correta para se identificar um caso suspeito para a doença.

Secretaria de Estado da Saúde

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) também já montou um plano de contingência que já foi aprovado pelo Ministério da Saúde. Em entrevista ao GP1, o secretário de Saúde Florentino Neto afirmou que a pasta disponibilizou leitos nos hospitais de Floriano, Picos, São Raimundo Nonato, Piripiri, Parnaíba e Teresina, que possuem unidades com estrutura para atender casos do novo coronavírus. Ele ressaltou que também foi realizado um procedimento, através de dispensa de licitação, para a compra de equipamentos de proteção individual (EPIs) para atender a demanda dos profissionais de saúde.

No Brasil, há 132 casos suspeitos para o coronavírus um apenas um confirmado na última quarta-feira (26). Trata-se de um homem de 61 anos que mora em São Paulo e fez uma viagem a Itália.

Ao todo, estão confirmados 82.294 casos da doença em todo o mundo, sendo 1.185 nas últimas 24 horas. Desse número, 78.630 são oriundos da China. Outros 3.664 casos da doença foram confirmados em outros países.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Brasil já monitora 132 suspeitas de infecção pelo coronavírus

Sesapi mantém plano de contingência após 1º caso de coronavírus no Brasil

FMS monitora caso suspeito de coronavírus em Teresina

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.