Fechar
GP1

Coronavírus no Piauí

Wellington diz que fim do isolamento causará genocídio e reza 'Pai Nosso'

O Piauí registrou, até esta segunda-feira (13), 51 casos confirmados de coronavírus, sendo 49 na Capital. Do primeiro dia de isolamento, 23 de março, até hoje, foram registrados sete óbitos n

No início da tarde desta segunda-feira (13) o governador Wellington Dias (PT) e o prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), voltaram a defender, durante live no Youtube, o isolamento social como única maneira de diminuir a propagação do novo coronavírus (covid-19) no Piauí. O chefe do executivo estadual afirmou ainda que o fim do isolamento poderá causar um "genocídio". Os dois encerraram a transmissão rezando um "Pai Nosso".

"O grande instrumento que temos para reduzir a quantidade de infectados e óbitos e o eventual pico é justamente o isolamento social”, afirmou Firmino. Em seguida, Wellington completou: "quando a gente está pedindo para você ficar em casa, é porque precisa. Vamos entrar em colapso ou não, se você colaborar. Permanecendo em isolamento, o isolamento pode ser melhor."

  • Foto: Reprodução/YoutubeFirmino Filho e Wellington Dias  Firmino Filho e Wellington Dias

Guerra

Wellington relembrou que o Congresso aprovou o chamado orçamento de guerra e comparou a pandemia com uma guerra. Para o governador, os trabalhadores de serviços essenciais são os soldados que precisam que as pessoas permaneçam em casa para fazer seu trabalho.

"O Congresso aprovou o orçamento de guerra, porque é como se fosse em uma guerra. Temos que ter nosso exército que são as pessoas dos serviços essenciais, que precisam trabalhar para proteger os outros. São médicos, enfermeiros, segurança, guarda municipal, bombeiros, vigilância sanitária, farmácias, supermercados”, afirmou.

Leitos de UTI

O governador disse que entende a preocupação com a economia, mas que o Estado precisa de tempo para conseguir equipar os hospitais que devem atender os infectados. O número de UTIs, segundo o petista, vai saltar para 300 até o fim de abril.

"Tem problema na economia? Tem, mas estamos precisamos de tempo. Daqui a até o dia 30 vamos ter que saltar para 204 leitos disponíveis para coronavírus para aproximadamente 300, porque vai crescer o número de pessoas para esses testes”, destacou.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Wellington e Firmino  Wellington e Firmino

Economia

Citando diversos economistas ao redor do mundo, Firmino voltou a defender que o melhor para a economia é cuidar da saúde das pessoas do município. O prefeito disse que o isolamento social tem como objetivo salvar vidas e organizar a economia pra que passada a pandemia o desgaste seja menor.

"Existe uma falsa oposição entre saúde e economia. Todos os estudos mais embaçados tem demonstrado que aquilo que é bom para saúde, é bom para a economia. Basicamente a medidas que estão sendo adotas buscam não apenas salvar vidas, diminuir o pico da epidemia, mas também organizar a economia para que ela possa suportar ao máximo o eventual cenário negativo que venha. Permite na sequência que a cidade possa sair de forma mais rápida e mais organizada depois. Essas medidas restritivas salvam vidas e ao mesmo tempo minimizam estragos do ponto de vista econômico”, disse.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Firmino Filho e Wellington DiasFirmino Filho e Wellington Dias

Propagar um genocídio

Nos últimos momentos da live o governador falou sobre votações no Congresso para ajudar aos governos e municípios durante a crise. Para o governador, as pessoas que são contra a ajuda e a favor da reabertura do comércio estão cometendo uma tentativa de genocídio, tendo em vista o número de óbitos que deve acontecer caso a curva se intensifique.

"Temos pessoas falando que tem que voltar, que tem que abrir. Isso acontecendo, muita gente voltando, significa 'quero propagar mais coronavírus’. Se mais pessoas pegam coronavírus, mais pessoas vão complicar e significa que mais pessoas vão morrer. Significa que é propagar um genocídio. Temos o outro lado, de quem defende a vida”, continuou o governador.

Recado para os jovens

Nas considerações finais Firmino mandou um recado para os jovens e defendeu novamente o isolamento social para toda a sociedade e não somente para os grupos de risco.

"A gente precisa não apenas proteger os que estão no grupo de risco, mas temos que preservar a vida de todos. No Brasil tem aumentado o número de risco que levaram a óbito. Quero dizer aos jovens que não são invencíveis. Temos um único instrumento para acabar com esse rastro de morte é o isolamento social”, disse.

Pai Nosso

Wellington e Firmino voltaram a dizer que independente de lado político os gestores estão buscando enfrentar a pandemia da melhor forma. A live foi encerrada com os dois rezando um Pai Nosso.

Piauí registra sete óbitos

O Piauí registrou, até esta segunda-feira (13), 51 casos confirmados de coronavírus, sendo 49 na Capital. Do primeiro dia de isolamento, 23 de março, até hoje, foram registrados sete óbitos no estado, sendo 5 em Teresina e os demais no interior do Piauí.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wellington diz que vai intensificar fiscalização nas fronteiras do Piauí

Covid-19: Wellington e Firmino visitam hospital de campanha do Verdão

Sobe para 51 número de casos confirmados de coronavírus no Piauí

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.