Fechar
GP1

Coronavírus no Piauí

Covid-19: Piauí vai receber mais 40 ambulâncias, diz Sesapi

De acordo com Florentino Neto, os preços da área da saúde passaram por elevações, porém o Governo do Estado conseguiu realizar a compra de 30 ambulâncias e alugou mais 10 para o combate da co

O secretário de Estado de Saúde do Piauí (Sesapi), Florentino Neto destacou nesta quinta-feira (16), que o Governo Estadual comprou um total de 30 ambulâncias e alugou mais 10 para ajudar no combate da pandemia do novo coronavírusCovid-19. Atualmente, o Piauí está com mais de 90 casos de pessoas infectadas e oito óbitos pela doença.

De acordo com o secretário, devido ao período de pandemia, os preços da área da saúde passaram por elevações, porém o Governo do Estado conseguiu realizar a compra de 30 ambulâncias e alugou mais 10 para transportar pacientes durante a fase da covid-19 no Piauí.

“Os preços na área da saúde, para insumos e equipamentos hospitalares, estão extremamente elevados e temos que ter cuidado com isso. Estamos comprando 30 ambulâncias a um preço de mercado antes da pandemia da covid-19. Após a compra, iremos receber as ambulâncias a partir do dia 10 de maio e mesmo assim poderemos precisar de um número de ambulâncias maior e por isso vamos alugar mais 10, que iremos receber nesta semana. Não sabemos de fato, o número de pacientes que vamos transportar”, informou.

Ainda conforme Florentino Neto, das 10 ambulâncias alugas, cinco delas são da modalidade UTI contando com equipamentos necessários e outras cinco de modalidade básica. O período de locação será de seis meses, sendo que os valores da ação vão passar pela Controladoria Geral do Estado e pelo Tribunal de Contas.

“Dessas 10 ambulâncias, cinco são da modalidade UTI e as outras de modalidade básica. Elas estão sendo alugadas por seis meses. Essa locação é extremamente necessária, preços adequados, que estamos colocando a disposição da Controladoria Geral do Estado e mandarei também o ofício ao Tribunal de Contas para verificação dos contratos”, ressaltou.

Casos no Piauí

Novo boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), na noite desta quarta-feira (15), aponta que subiu para 91 o número de casos confirmados de coronavírus (covid-19) no estado do Piauí. Isso representa um aumento de 16 casos em 24 horas.

O número de óbitos permanece o mesmo (08). Já o número de casos descartados também subiu, passando de 1.616 para 1.737. Há ainda 108 pacientes internados com suspeita de coronavírus, 32 em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Ainda de acordo com o boletim, há cinco pacientes curados da doença no estado.

Dos novos casos confirmados, um é de Picos, outro de Altos e os demais de Teresina. 11 são mulheres e 05 são homens. Com a nova atualização, dez municípios do Piauí passam a ter casos confirmados de coronavírus.

O último óbito por covid-19 aconteceu na última segunda-feira (13). A vítima era um senhor de 63 anos, do município de Piracuruca, que morreu no Hospital Getúlio Vargas (HGV), em Teresina. O paciente tinha problemas cardíacos e havia retornado de São Paulo (SP) recentemente, segundo informações do prefeito de Piracuruca, Dr. Raimundo.

Outras mortes

As outras sete vítimas do coronavírus no Piauí foram o casal de idosos Jomar Pereira da Silva e Marlúcia Pereira da Silva, que faleceram no mesmo dia, 26 de março; o prefeito de São José do Divino, Antônio Felícia, no dia 27; o empresário Oderman Bittencourt, que morreu no dia 30 de março; o empresário Nogueira Neto, que faleceu no dia 07 de abril; a jovem teresinense de 22 anos, no dia 09; e o morador do bairro Dirceu, de 56 anos, que teve a morte anunciada no dia 08 de abril.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sobe para 91 número de casos confirmados de coronavírus no Piauí

Wellington Dias vai reunir comitê técnico no dia 30 para reavaliar decreto

Governador Wellington Dias testa negativo para o novo coronavírus

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.