Fechar
GP1

Coronavírus no Piauí

Herlon Guimarães explica ausência de casos curados em boletins da Sesapi

"Um dos critérios para a confirmação de cura é o clínico, onde pacientes que passarem mais de 72 horas sem febres, eles já entram no quadro de curado”, detalhou Herlon.

O superintendente de Atenção à Saúde, Herlon Guimarães, gravou um vídeo nesta segunda-feira (6), para explicar aos piauienses o motivo da ausência dos números de casos curados de coronavírus (covid-19) nos boletins divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi).

De acordo com o superintendente, os dados dos curados não estão sendo divulgados porque o Ministério da Saúde ainda não definiu como será feita a confirmação desses casos. Ele ainda explicou que são três critérios utilizados para a constatação da cura, um deles é o clínico, onde pacientes que passarem mais de 72 horas sem febre, já entram no caso de curados e os outros dois são por meio de exames no sistema respiratório e a repetição de testes, que estão em falta.

O superintendente de Atenção à Saúde, Herlon Guimarães, gravou um vídeo nesta segunda-feira (6), para explicar aos...

Posted by GP1 - O 1º Grande Portal de Notícias do Piauí on Tuesday, 7 April 2020

“Não é uma condição especifica do Piauí, o Brasil não possui testes em grande quantidade para que a gente possa estar repetindo em pessoas curadas. Então, tomamos essa decisão de tirarmos o número de curados nos próximos boletins por não possuirmos ainda uma orientação por parte do Ministério da Saúde que diga e dê uma definição do que é um caso curado da Covid-19”, explicou o superintendente.

Herlon também relembra o caso do jornalista Marcelo Magno, que foi o primeiro caso confirmado e o primeiro curado da covid-19 no estado. “Nós tivemos a oportunidade de realizar o exame dele após a sua alta do hospital. Esse exame nós repetimos duas vezes e identificados que a carga viral nele é negativa”, complementou o superintendente.

Ele finalizou o vídeo contando que espera uma definição oficial do Ministério da Saúde para começar a preencher o espaço destinado aos pacientes curados da covid-19 no Piauí e disse que a partir do momento que houver essa definição, o estado recolocará o campo de curados nos boletins.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.