Fechar
GP1

Coronavírus no Piauí

UFPI determina retorno de aulas remotas da pós-graduação

Tal determinação, no entanto, é flexível, e levará em consideração as peculiaridades de cada curso, bem como a situação dos estudantes.

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEX) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) decidiu estabelecer o retorno das aulas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) a partir do dia 20 de maio. O calendário acadêmico da instituição foi suspenso por conta da pandemia de coronavírus (covid-19).

Tal determinação, no entanto, é flexível, e levará em consideração as peculiaridades de cada curso, bem como a situação dos estudantes. O GP1 conversou com o professor Welter Cantanhêde, coordenador dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da UFPI, que explicou como foi definido o novo calendário.

“A gente propôs aos programas de pós-graduação o retorno das aulas remotamente, utilizando tecnologias digitais de informação e comunicação. Aulas remotas, não presenciais. Propusemos, e cerca de 76% dos programas aceitaram, então o CEPEX aprovou o novo calendário”, declarou. A portaria que estabelece a reformulação do calendário foi assinada nesta terça-feira (05).

Confira aqui o novo calendário.

O professor ressaltou que cada coordenação vai avaliar somo se dará esse retorno. “Como o momento é excepcional, a gente vai flexibilizar. Não vamos obrigar os programas, os professores a ministrarem as disciplinas, e nem vamos determinar que os alunos sejam obrigados a cursar", destacou.

Monitoria

Welter Cantanhêde afirmou ainda que a UFPI lançou um edital para selecionar alunos monitores, que receberão uma bolsa de R$ 400,00 para auxiliar os professores nas metodologias adotadas durante as aulas à distância.

“Esses alunos mais vulneráveis, a gente quer entender para ver se pode ajudar, já abrimos um edital justamente para melhorar essa comunicação com os alunos, para a formação de monitores”, concluiu o coordenador.

NOTÍCIA RELACIONADA

UFPI suspende calendário acadêmico por conta do novo coronavírus

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.