Fechar
GP1

Coronavírus no Piauí

COE aprova retorno de eventos em drive in para até mil pessoas no Piauí

Os pontos que foram analisados em reunião por videoconferência liderada pelo governador Wellington Dias, foram aprovados pelo comitê técnico e serão encaminhados para publicação.

O Comitê de Operações Emergenciais (COE) Ampliado aprovou, nesta terça-feira (1º), novas deliberações relacionadas às atividades profissionais, econômicas e educacionais, que estão com restrições desde o mês de março devido ao novo coronavírus (covid-19).

Os pontos que foram analisados em reunião por videoconferência liderada pelo governador Wellington Dias, foram aprovados pelo comitê técnico e serão encaminhados para publicação.

  • Foto: Divulgação/CcomWellington DiasWellington Dias

Eventos

Ficou mantida para o dia 8 de setembro a autorização para retomada de eventos culturais no Piauí, no entanto, os eventos de pequeno porte deverão seguir a métrica mínima de 4m² ocupados por pessoa, com o distanciamento mínimo de 2m entre os participantes, e lotação máxima de 100 pessoas por evento em área aberta ou semiaberta.

Já os grandes eventos só poderão ser executados na modalidade drive in, formato onde os participantes assistem à apresentação artística de dentro do carro e o limite será de mil pessoas ou 250 carros com quatro ocupantes cada.

“É exigido que o motorista não faça uso de bebida alcoólica. Além de proibido o consumo ao volante, aumenta o risco de acidente automobilístico e a consequente e ocupação de leitos hospitalares, inclusive de UTI”, destacou a diretora da Vigilância Sanitária estadual, Tatiana Chaves.

Educação

Outro ponto discutido foi a retomada das aulas presenciais nas escolas de ensino regular. O governador Wellington Dias sugeriu a abertura de um diálogo envolvendo representantes das escolas públicas e particulares, pais de alunos, e membros do COE, para avaliar a possibilidade de retomar o ensino presencial especificamente para alunos do 3º ano do ensino médio, pensando no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

“Esta abertura envolveria entre 60 e 70 mil pessoas, cerca de 7% do público total alcançado com a retomada completa do setor de educação. Estamos tratando de estudantes com maior maturidade, cientes dos cuidados que devem tomar. O grande objetivo é reduzir a desigualdade do alunado do Piauí com o de outros estados, visto que eles vão entrar numa concorrência âmbito nacional (Enem)”, explicou o governador.

Segundo o cronograma vigente, as aulas presenciais podem ser retomadas no próximo dia 22 de setembro, entretanto, o COE optou por aguardar um posicionamento do Comitê Científico do Nordeste, que deve se reunir esta semana para deliberar sobre o tema, e só então será decidido que posição prevalecerá a nível estadual.

Serviços públicos

Foi autorizada a ampliação do quadro de servidores públicos em atuação na modalidade presencial, sendo que agora até 50% do total de funcionários públicos poderão estar presentes no local de trabalho. Antes, só 30% do quadro estava autorizado a comparecer às repartições.

Estágios

O comitê liberou também a retomada de estágios para alunos de cursos superiores na área de saúde. Estudantes a partir do 8º período poderão desenvolver as atividades práticas supervisionadas em unidades de saúde que não atendam a pacientes com covid-19. Ficou estabelecida a obrigatoriedade de aplicação de testes nos estagiários.

Reuniões Políticas

A audiência tratou ainda do regramento necessário para a realização de reuniões de cunho político-partidário, com vistas às eleições municipais. O posicionamento do COE é pelo limite de até cem pessoas neste tipo de encontro, mesmo número admitido em eventos culturais e sociais de pequeno porte.

Ficou acertada uma reunião para esta quarta-feira (2), envolvendo membros da Justiça Eleitoral, Ministério Público, Associação Piauiense de Municípios (APPM) e COE, para estabelecer as regras a serem obedecidas para evitar aglomerações e a consequente transmissão da Covid-19.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.