Fechar
GP1

Coronavírus no Piauí

Sesapi pede ao Ministério da Saúde que indígenas sejam vacinados

O Ministério da Saúde somente imuniza indígenas que estejam aldeados e devido a isso, a imunização desse grupo não ocorreu no Piauí.

A Secretaria de Estado de Saúde do Piauí (Sesapi) enviou ofício para o Ministério da Saúde solicitando a inclusão dos indígenas do Piauí nos grupos que devem ser vacinados contra a covid-19 no Estado. Ao todo, são mais de 1.103 índios maiores de 18 anos e que se enquadram no grupo prioritário.

No entanto, o Ministério da Saúde somente imuniza indígenas que estejam aldeados e devido a isso, a imunização desse grupo não ocorreu no Piauí.

Foto: Marcelo Cardoso/GP1 Povos Indígenas
Povos Indígenas

O Plano Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde prevê que apenas os indígenas que vivem em terras demarcadas devem ser imunizados nesta fase da vacinação e que os demais brasileiros, entre eles os índios que não vivem em terras demarcadas, devem ser imunizados pelos governos municipal e estadual nas próximas fases.

Segundo a diretora de Vigilância e Atenção à Saúde, Cristiane Moura Fé, a Sesapi usou a Lei Estadual e um estudo científico chamado “No Piauí tem Índio Sim” para embasar o pedido de vacinação dessa população. Esse documento tem como objetivo provar que o Estado possui grupos indígenas.

“A Sesapi está contestando o Ministério da Saúde por meio desse documento formal que comprova a existência de índios que vivem dentro da cultura indígena no Estado. Com isso, esperamos que eles sejam reconhecidos e a nossa solicitação seja atendida para que aconteça a imunização”, diz a diretora.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.