Fechar
GP1

Coronavírus no Piauí

Wellington Dias critica Bolsonaro e diz que vacina é a saída para economia

"Como é que justifica toda essa pressa de aprovar a Janssen que nem contrato tem", indagou o governador.

O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), criticou nesta quinta-feira (25) a atuação do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), na aquisição de vacinas contra a covid-19.

Segundo Wellington Dias, os Estados Unidos possuem doses extras de vacinas que podem ser negociadas para o Brasil, mas falta diálogo com o presidente americano por parte do governo brasileiro.

Foto: Lucas Dias/GP1Wellington Dias decreta ponto facultativo nos dias 26 e 1º de abril
Wellington Dias decreta ponto facultativo nos dias 26 e 1º de abril

“A diplomacia brasileira, quem puder ajudar tem que entrar nessa operação. Os Estados Unidos da América tem reserva de vacinas aprovadas no Brasil como a AstraZeneca, em estoque, e não está sendo usada pelo povo americano. É preciso que o presidente da República, que a diplomacia brasileira faça o contato com o presidente dos Estados Unidos, como nós fizemos, como os presidentes da Câmara e do Senador fizeram, mas é o presidente da República que tem que fazer isso, tratar com a China, a China tem vacina. É possível mais 30 milhões de doses extras, tratar com a Índia, com a Rússia. Como é que justifica toda essa pressa de aprovar a Janssen que nem contrato tem e não se aprova Sputinik, que tem condições de entrega agora para abril? Então não é razoável que se tenha nesse momento qualquer outro interesse que não seja salvar vida com mais vacinas. Então mais vacinas para a mais vacinação é a saída para a economia e para a saúde”, disse o governador.

O governador lamentou o não envio de vacinas por parte da OMS e pediu ajuda da ONU em função da atual situação desenfreada de contaminação de coronavírus no País.

“Nós estávamos em 236 mil vacinados por dia e agora chegamos a 600 mil vacinados por dia e temos condição de chegar sim a 1 milhão vacinados, só que não pode ter queda no cronograma de entrega. Houve uma quebra com a Organização Mundial da Saúde e a diplomacia brasileira tem que entrar, ou seja, porque estamos buscando conversar com a ONU, porque que encaminhamos a OMS esse pedido? Porque tem que cumprir com o Brasil, era para chegar amanhã mais 2 milhões de doses e não serão entregues pela Organização Mundial da Saúde que tá dizendo que o Brasil é o epicentro da pandemia, tá dizendo que o Brasil é um risco de espalhar variante para o mundo. Então ajudem o Brasil”, apelou o governador do estado.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.