Fechar
GP1

Coronavírus no Piauí

Treze mil quilombolas já foram vacinados contra a covid-19 no Piauí

Os imunizantes destinados às comunidades quilombolas no Piauí foram recebidos no dia 20 de março.

Aproximadamente 13 mil quilombolas piauienses já haviam recebido, até segunda-feira (12), a vacina que imuniza contra a covid-19. O levantamento é do Projeto Vozes dos Quilombos, desenvolvido pela Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE-PI) e que tem como coordenadora a defensora pública Karla Araújo de Andrade Leite. Estima-se que no estado existam mais de 260 comunidades quilombolas, sendo que 83 já estão certificadas e outras 32 encontram-se com o processo de certificação em trâmite.

Segundo Karla Andrade, em relação à imunização contra a covid-19 foi obtido pelo projeto o retorno de 101 comunidades, das 115 que foram identificadas para receberem as doses. “Em 90% dos locais, as doses chegaram na quantidade correta, e 94% se declararam satisfeitos com o resultado da imunização”, explicou a defensora, especificando ainda que as comunidades onde foram observadas diferenças entre o número de doses enviadas e a quantidade de moradores, essas serão contempladas com mais doses. O acompanhamento está sendo feito pela Coordenação Estadual Quilombola (Cecoq) Piauí.

Foto: Divulgação/AscomQuilombola vacinado contra a covid-19
Quilombola vacinado contra a covid-19

Os imunizantes destinados às comunidades quilombolas no Piauí foram recebidos no dia 20 de março, como parte de um lote de 85 mil doses que também permitiram a imunização da população idosa de 70 a 74 anos.

Nesse contexto, o Projeto Vozes dos Quilombos vem sendo parceiro da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), ajudando a divulgar junto às comunidades quilombolas o calendário de distribuição das doses, para que as lideranças de cada comunidade fossem devidamente informadas sobre o recebimento das vacinas a elas destinadas.

A defensora pública Karla Andrade destacou a relevância de todo esse processo, desde a chegada dos imunizantes até o retorno das comunidades, e explicou como esse levantamento é essencial para que se possa assegurar os direitos dos povos quilombolas. “Ressalto que nada veio de graça, a vacina que imuniza hoje no Piauí grupos que foram historicamente excluídos de todos os seus direitos é uma conquista da Articulação Quilombola no Brasil. Essa informação é extremamente relevante e faz diferença, para que não se permita confundir realização de direito com benesse do governo”, disse a coordenadora do Vozes dos Quilombos.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.