Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Pessoas com comorbidades já podem realizar cadastro para vacinação, diz FMS

As pessoas devem ter entre 55 e 59 anos de idade e apresentar documento provando a comorbidade.

Já está disponível o cadastro para as pessoas de 55 a 59 anos com comorbidades receberem a vacina contra a covid-19. Basta clicar aqui e agendar o recebimento da dose em uma das salas de vacina definidas pela Fundação Municipal de Saúde (FMS).

A FMS informou ainda que a previsão era para que os cadastros fossem liberados somente na quarta-feira (5), porém os técnicos de operacionalização da fundação conseguiram antecipar o processo e os cadastros foram liberados na noite desta terça-feira (4).

“Vamos seguir a lista de comorbidades que o Ministério da Saúde recomendou. Todos têm que ter um documento que comprove a comorbidade (receita, laudo, relatório médico). Na sala de vacinação a pessoa apresenta a cópia do documento que comprove a doença, que ficará com o vacinador. Não vamos nos deter a data, o documento que a pessoa tiver vamos aceitar. A maioria das doenças são crônicas, a pessoa convive com ela. São muito poucas as que são de uma situação pontual”, afirmou Laurimary Caminha, diretora de atenção básica da FMS.

Ela esclarece ainda que não serão todas as pessoas que receberão a vacina conforme idade. “Isso só aconteceu com o grupo idosos. A partir de agora só vão ser contemplados grupos específicos como os com comorbidades, que também serão escalonados por idade. Não vamos continuar vacinando todas as pessoas conforme idade. Isso só vai acontecer quando o Brasil tiver um plano de vacinação em massa. No momento o país só tem o plano emergencial e ele só prever vacinação Covid para algumas categorias. A perspectiva do Ministério é para que no segundo semestre os nossos laboratórios tenham autonomia para produzir a vacina sem precisar dos insumos que ainda são importados. Aí quando chegar esse momento é que vai ser produzida vacina em quantidade e dará para vacinar em massa”, acrescentou a diretora Laurimary Caminha.

Confira a lista de comorbidades que têm direito à vacina contra a covid-19:

-Diabetes mellitus;

-Pneumopatias crônicas graves;

-Hipertensão Arterial Resistente (HAR);

-Hipertensão arterial estágio 3;

-Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade;

-Insuficiência cardíaca (IC);

-Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar;

-Cardiopatia hipertensiva;

-Síndromes coronarianas;

-Valvopatias;

-Miocardiopatias e Pericardiopatias;

-Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas;

-Arritmias cardíacas;

-Cardiopatias congênita no adulto;

-Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados;

-Doença cerebrovascular;

-Doença renal crônica;

-Imunossuprimidos;

-Anemia falciforme;

-Obesidade mórbida;

-Síndrome de down;

-Cirrose hepática.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.