Segundo o presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, idosos e pessoas com comorbidades começarão a ser imunizados com o terceiro lote que chega hoje a Teresina.
“O Ministério da Saúde mandou dinheiro para acrescentar e pagar 40% para quem trabalhava na área covid até 31 de dezembro”, disse Gilberto Albuquerque.
No dia 15 de janeiro, chegaram a Teresina nove pessoas com covid-19, que foram internadas no Hospital Universitário. Desses nove, sete já estão curados e receberam alta.
A Capital contou com o total de 11 mil doses da Coronavac, que foi aprovada para uso emergencial pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A diretora Ana Cleia Marques afirmou que o serviço contará com a colaboração de novos profissionais para prestar o atendimento adequado para casos de Covid-19.
Em nota, a FMS informou que devido à pouca quantidade de doses, nesta primeira remessa serão imunizados apenas os inclusos no grupo prioritário estabelecido.
A FMS definiu que as 11.382 doses da vacina Coronavac serão aplicadas em profissionais de saúde, idosos que estão em abrigos, deficientes e profissionais de asilos.
Os pacientes precisaram ser transferidos devido à crise instalada em Manaus, que enfrenta um novo pico da doença e está sem leitos suficientes e sem estoque de oxigênio.
Além de Dr. Pessoa, estiveram presentes o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Gilberto Albuquerque, e os profissionais da saúde que receberam os pacientes.
Uma van e 11 ambulâncias, sendo duas de suporte avançado, seis de suporte intermediário e três de suporte básico, fizeram o transporte dos pacientes até o HU.
“Das 30 vagas ofertadas pelo Hospital Universitário, o perfil de pacientes que precisarão vir são apenas 9", afirmou o presidente Gilberto Albuquerque.
A Fundação Municipal de Saúde (FMS), disponibilizou oito ambulâncias do Samu para o deslocamento dos pacientes do aeroporto até o Hospital Universitário (HU).
A principal medida será a transferência de leitos, sem perdas para o atendimento, do Hospital de Campanha Pedro Balzi para o Hospital Mariano Castelo Branco.