Fechar
GP1

Coronavírus no Piauí

Wellington Dias diz que Brasil receberá 175 milhões de doses de vacinas

O governador do Piauí discutiu o tema da vacinação presencialmente com o ministro Marcelo Queiroga.

O governador do Piauí, presidente do Consórcio Nordeste e coordenador da Temática de Vacinação no Brasil, Wellington Dias (PT) anunciou nesta terça-feira (13), em Brasília, após reunião com o ministro Marcelo Queiroga, que o Governo Federal vai distribuir o total de 175 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 até o mês de setembro deste ano.

Wellington Dias esteve presencialmente no encontro junto com os representantes de outros estados que participaram de forma remota, na ocasião em que cobraram mais agilidade na entrega das vacinas, a fim de intensificar a vacinação e zerar, até outubro, a imunização das pessoas maiores de 18 anos.

Foto: Lucas Dias/GP1Wellington Dias
Wellington Dias

“Nesse encontro, foi apresentado um cronograma que prevê, no mês de julho, a entrega de 41 milhões de doses; nos meses de agosto e setembro mais 134 milhões de doses e, também, o detalhamento semanal, que vai permitir um melhor planejamento e nos apresentar uma previsão para outubro”, afirmou o chefe do Executivo piauiense.

Adolescentes e retorno às aulas

Sobre a vacinação para adolescentes, os estados cobraram uma estratégia nacional para vacinação das pessoas abaixo de 18 anos com comorbidades e um protocolo nacional sobre para o retorno às atividades escolares.

“Caberá ao Plano Nacional de Imunização fazer uma regra nacional para vacinar as pessoas menores de 18 anos. Da mesma forma, o Ministério da Saúde, junto com o Ministério da Educação e integrado aos estados e municípios, vai estabelecer eixos para o retorno às aulas, sobre quando deveremos retornar, como se dará esse processo. Ficou acertado que, em situações específicas, dependendo do índice de transmissibilidade, haverá liberdade para adotar medidas que priorizem a saúde”, disse Wellington Dias.

O ministro Marcelo Queiroga afirmou que o principal ponto é obedecer às regras estabelecidas no Plano Nacional de Imunização (PNI), mas um consenso entre os estados e o Ministério da Saúde é a melhor forma da vacinação ocorrer com rapidez.

“O principal ponto foi o respeito e a observância estrita às regras do Programa Nacional de Imunização, porque um consenso entre nós é a forma mais eficiente de fazer a vacina chegar aos Brasileiros, seguindo o que o PNI estabelece. Até porque o PNI tem uma lógica tripartite. Então, vamos continuar trabalhando juntos, não só em relação à vacinação, mas também em relação a outros temas importantes, como o retorno às aulas. A respeito disso, faremos uma portaria interministerial, que vai apoiar os governadores e os prefeitos a fazerem o retorno seguro às aulas”, declarou o ministro.

Antecipação da segunda dose

Outro ponto discutido entre os governadores e o ministro Queiroga foi a antecipação da segunda dose das vacinas AstraZeneca e Pfizer, a fim de conter novas variantes do coronavírus. “Acertamos encaminhar, formalmente, ao Plano Nacional de Imunização e à Comissão Intergestora Tripartite a decisão em relação à antecipação a segunda dose, bem como quais as vacinas serão possíveis ocorrer a antecipação”, informou Dias.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.